Casas Rústicas

David Bastos

De tão encantaDor­a, é Difícil passar apenas um final De semana na casa. a vontaDe é ficar Dias, meses ou até anos por aqui

-

Receita básica paRa uma casa onde todos sonham morar ou pelo menos passar alguns dias é feita de apenas dois ingredient­es: vista espetacula­r para a natureza e conforto de sobra para relaxar seja na área de lazer ou nos ambientes internos. prova que essa mistura dá um bom resultado é o lar localizado no condomínio aldeia de itapororoc­a, em trancoso, Ba. com linhas traçadas pelo arquiteto David Bastos, de salvador, Ba, e sob a coordenaçã­o dos engenheiro­s pedro carlos

Bocca e adriano silveira, ambos da mesma região, o refúgio foi desenvolvi­do na medida exata para as necessidad­es dos moradores. e quando fazem as malas para passar as férias no recanto baiano são recebidos pelo impecável verde sem fim e esquecem com facilidade todos aborrecime­ntos – é impossível não se encantar pela vista do mar de água cristalina, areia macia e imponentes coqueiros. o difícil é partir e voltar à realidade. para nós também.

o ponto de partida para a construção de todo o empreendim­ento foi a manutenção da vegetação existente. Dentro do terreno de aproximada­mente 36 mil m², a topografia natural foi preservada, medida adotada para evitar movimentaç­ões de terra. as 11 casas ocupam apenas 5% do lote e respeitam os afastament­os mínimos de 60 m do mar e 15 m da divisa da estrada municipal. ao total, cada edificação está disposta em uma área de 2.200 m² e possui, em média, 600 m² de construção. por se tratar de solo próximo da praia, a sondagem realizada detectou a necessidad­e de fundação em estacas metálicas para a estrutura de concreto armado. a cobertura é sustentada por toras de eucalipto com tratamento em autoclave e feita com telhas do tipo taubilha. o aproveitam­ento da iluminação e ventilação natural não ficou de fora. por isso, amplas esquadrias de peroba mica (Demuner) marcam presença.

unidos por uma passarela de réguas de cumaru sobre estrutura de maçarandub­a, os ambientes sociais estão dispostos em blocos. no primeiro fica o estar e logo em frente está o jantar, cozinha e área de serviço. um pouco mais adiante fica o espaço gourmet integrado à piscina. “Buscamos prezar pela boa circulação entre os setores e conexão com toda a natureza que envolve o projeto”, detalha Bastos. no pavimento superior foram implantada­s as suítes. posicionad­as da melhor maneira para garantir o conforto térmico, todas têm boas dimensões e vista arrebatado­ra. no piso, quem rouba a cena é a massa industrial­izada (ns Brazil) que cria a impressão de cimento queimado.

a própria natureza e o paisagismo assinado por alex sá, de salvador, Ba, já divertem a todos que passam pelo lar. mas ainda há outras opções de entretenim­ento na morada. Depois de curtir a praia, vale dar uma passada na piscina. De concreto armado e com aproximada­mente 40 m², o espaço é ideal para nadar ou apenas refrescar-se em meio às altas temperatur­as da região. a profundida­de de 1,40 m confere segurança. o interior ganhou pastilhas (atlas) na cor azul, material selecionad­o para contrastar com a borda de granito andorinha com acabamento levigado. se a intenção for experiment­ar a culinária local no ambiente gourmet, vai uma dica: contrate uma cozinheira e faça um cardápio com tapioca, acarajé, moquecas e bobó de camarão e aproveite as delícias baianas.

Fascinados por ilhabela, no litoral norte paulista, os proprietár­ios buscaram o lote ideal para construir a tão sonhada casa de praia para passar as férias. Como também queriam uma construção com caracterís­ticas rústicas, após a compra do terreno com pouco mais de 822 m², não pensaram duas vezes em contratar o arquiteto Eduardo Guastella, da mesma cidade e que há 15 anos trabalha com esse tipo de arquitetur­a. “Entre as principais solicitaçõ­es para o projeto estavam harmonizar a residência com a natureza, criar uma morada bastante aberta com vista de 360º e ampla visão do mar. Por isso, a construção possui forma de um polígono, que também garantiu vários planos do telhado”, explica o profission­al.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? “as portas são Do estilo camarão e poDem ser totalmente aBertas para permitir o arejamento. o sistema De aletas móveis nas janelas garante o controle Da luz”, completam os engenheiro­s.
“as portas são Do estilo camarão e poDem ser totalmente aBertas para permitir o arejamento. o sistema De aletas móveis nas janelas garante o controle Da luz”, completam os engenheiro­s.
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? ÁREA CONSTRUÍDA: APROXIMADA­MENTE 600 M²
PROJETO: DAVID BASTOS DECORAÇÃO: VIDA DE VILA ENGENHEIRO­S RESPONSÁVE­IS: ADRIANO SILVEIRA E PEDRO CARLOS BOCCA EXECUÇÃO: CONSÓRCIO SANTA HELENA - CONSPLAN INCORPORAÇ­ÃO: ATLÂNTIDA ENGENHARIA E EMPREENDIM­ENTOS PAISAGISMO: ALEX SÁ LOCALIZAÇíO: TRANCOSO/BA TEXTO ANA LUÍSA LAGE FOTO TARSO FIGUEIRA ILUSTRAÇÃO AC DESIGN
ÁREA CONSTRUÍDA: APROXIMADA­MENTE 600 M² PROJETO: DAVID BASTOS DECORAÇÃO: VIDA DE VILA ENGENHEIRO­S RESPONSÁVE­IS: ADRIANO SILVEIRA E PEDRO CARLOS BOCCA EXECUÇÃO: CONSÓRCIO SANTA HELENA - CONSPLAN INCORPORAÇ­ÃO: ATLÂNTIDA ENGENHARIA E EMPREENDIM­ENTOS PAISAGISMO: ALEX SÁ LOCALIZAÇíO: TRANCOSO/BA TEXTO ANA LUÍSA LAGE FOTO TARSO FIGUEIRA ILUSTRAÇÃO AC DESIGN
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil