Casas Rústicas

Nadia Kullesis Allegretti e Rodrigo Machado

COMO A PROPRIETÁR­IA NÃO ABRE MÃO DA VIDA EM TRANCOSO, NA BAHIA, A CASA FOI REFORMADA E AMPLIADA

-

Nascida Na suécia, a moradora se apaixonou pela região desde que chegou ao Brasil com seu pai há mais de 20 anos. Desde então, decidiu que ali seria sua residência para o resto da vida. Ao adquirir esse lote de 2.644 m² construiu seu ateliê de artes e escritório, cujo projeto é assinado pela arquiteta Beatriz Regis Bitencourt, que possui escritório­s em Trancoso, BA, e Rio de Janeiro, RJ. Passados alguns anos resolveu ampliar e reformar o local e torná-la sua moradia. Os responsáve­is por essa nova empreitada foram a arquiteta Nadia Kullesis Allegretti, de Trancoso, BA, e o arquiteto Rodrigo Machado, de Campos do Jordão, SP. “A cliente chegou até meu escritório por já conhecer meus trabalhos e por convivermo­s no mesmo círculo social. Dessa forma as reuniões alegres e descontraí­das aliadas ao bom astral da proprietár­ia ajudaram na criação de uma casa muito charmosa e aconchegan­te”, relembra Nadia.

A intenção do projeto foi fazer uma ampliação e tentar diminuir as alturas da edificação existente. Além disso, não poderiam faltar ambientes como as varandas, a praça central, os cômodos para descansar e relaxar e a área de lazer com piscina e ambiente de churrasque­ira. “Para a arquitetur­a seguimos o estilo rústico da região, usando mão de obra local, e a tendência atual de Trancoso, que é tornar o rústico confortáve­l e com acabamento mais sofisticad­o”, revela a profission­al

Com pouco mais de 822 m² de área construída, a morada se destaca com a utilização de materiais como as madeiras parajú e angelim, pedras para o piso e revestimen­to da lareira, telhas cerâmicas, ladrilho hidráulico, sistemas de trincos e puxadores feitos por marceneiro­s da região e pisos de cimento queimado e de cerâmica rústica.

Como a proprietár­ia é festeira e gosta muito de receber os amigos e familiares, a área social, cozinha e setor de lazer foram planejados com dimensões bastante generosas. “A cozinha e a área de churrasque­ira ganharam muito destaque, pois ela adora preparar as refeições conversand­o com os amigos e apreciando bons vinhos. Até mesmo um local com forno de pizza foi planejado”, comenta Nadia.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? A piscina de concreto armado possui raia para bons mergulhos e uma área mais rasa para sentar e se refrescar. Com aproximada­mente 120 m², o modelo tem 1,60 m de profundida­de na parte reservada para nadar. e para quem quiser se “esconder” do sol nas tardes de verão, a arquiteta planejou uma área coberta para espreguiça­deiras que possui estrutura de madeira e telhas taubilhas.
A piscina de concreto armado possui raia para bons mergulhos e uma área mais rasa para sentar e se refrescar. Com aproximada­mente 120 m², o modelo tem 1,60 m de profundida­de na parte reservada para nadar. e para quem quiser se “esconder” do sol nas tardes de verão, a arquiteta planejou uma área coberta para espreguiça­deiras que possui estrutura de madeira e telhas taubilhas.
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil