Casas Rústicas

Barbara Engel

-

O PROJETO É ACOLHEDOR, MUITO CONFORTÁVE­L E GANHOU CHARME COM DETALHES RÚSTICOS

Pacata e tranquila, a cidade de canela, Rs, está localizada em uma área de serra rodeada por pinheiros, vegetação nativa e parques. mas não são somente as belezas naturais e o clima que seduzem as pessoas. O local ainda oferece passeios em cafés coloniais, com biscoitos waffles, apfelstrud­ell e, no inverno, sempre há um delicioso chocolate quente e licores caseiros para esquentar.

com tantos atrativos, é fácil invejar o jovem casal com três filhos pequenos que procurou a arquiteta Barbara engel, de porto alegre, Rs, para construir uma residência de férias na região.

ao conhecer o terreno com 2.750 m², a profission­al se inspirou na paisagem para implantar a casa sem a necessidad­e de cortar as araucárias ( Araucaria angustifol­ia) existentes por aqui. “garanti o melhor aproveitam­ento topográfic­o e evitei cortes, escavações e aterros”, diz. O resultado impression­a. é possível se sentir em um bosque intocado pelo homem. ao planejar as fachadas, a arquiteta apostou no contraste de tons. a cobertura é de telha de concreto cinza, porém a cor terracota se destaca nas paredes, assim como as esquadrias de madeira angelim sob medida.

As baixas temperatur­as estimulam que lareiras e fogões a lenha das casas fiquem acesos. por isso, materiais nobres como pedras e madeiras dão aconchego ao lar e conservam o calor dentro dos ambientes. “usei um pé-direto de quase 6 m de altura e revesti a lareira de 1,5 m de largura com pedra”, detalha. Sofás de couro e tapete de pele completam a decoração.

na área da cozinha, churrasque­ira e fogão a lenha garantem refeições caseiras perfeitas. A seleção de ladrilho hidráulico no piso e em detalhes nas paredes oferecem ar rústico. o material está pre

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? A ArquITeTA TAmbém mInImIzou A Ação doS venToS e AS bAIxAS TemperATur­AS durAnTe o Inverno. “AS SuíTeS vIrAdAS pArA o leSTe e o AquecImenT­o, TAnTo de lAreIrAS quAnTo de eSTufAS, mAnTêm o conforTo AmbIenTAl”, AponTA.
A ArquITeTA TAmbém mInImIzou A Ação doS venToS e AS bAIxAS TemperATur­AS durAnTe o Inverno. “AS SuíTeS vIrAdAS pArA o leSTe e o AquecImenT­o, TAnTo de lAreIrAS quAnTo de eSTufAS, mAnTêm o conforTo AmbIenTAl”, AponTA.
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil