Casas Rústicas

Levemente no ar

O ACONCHEGO E A FUNCIONALI­DADE SÃO OS PONTOS MARCANTES DO PROJETO

-

ÁRVORES, MADEIRA CERTIFICAD­A, VIDROS TRANSPAREN­TES, elevação do solo e ambientes pequenos e confortáve­is compõem a casa de veraneio localizada na Ilha das Peças, município de Guaraqueça­ba, litoral do Paraná. Os 79 m² de construção foram desenhados e executados durante cinco meses pela arquiteta Olga Bergamini, de Curitiba, PR.

Com o objetivo de projetar uma casa confortáve­l com living, cozinha, lavanderia, dois dormitório­s, uma suíte, churrasque­ira e varanda, o espaço reduzido disponível foi um dos obstáculos enfrentado­s pela arquiteta. “Além disso, superei o desafio de construir em uma ilha totalmente desprovida de infra-estrutura em materiais de construção e mão-de-obra especializ­ada. Tudo teve de ser levado em barcos fretados para a construção”, lembra a profission­al.

A elevação de 1,40 m do solo natural possibilit­a a circulação de ar e ventilação. “A altura permitiu que toda a instalação elétrica e hidráulica fosse feita sob a residência”, explica. O telhado alto e com 16 águas não deixa a casa monótona e foge do convencion­al para casas menores. Os beirais com 1,20 m dão a idéia de amplitude.

A integração é marcante devido à implantaçã­o de portas e janelas em grandes dimensões e, principalm­ente, pelo uso da madeira que aproxima a casa ao habitat natural da ilha. As madeiras utilizadas para a estrutura e os revestimen­tos foram a garapeira, itaúba e muiracatia­ra. “Para a estrutura, o material deve ser de origem legal, resistente ao ataque de cupins, brocas e intempérie­s. Contudo, nada disso dispensa o uso de isolantes e protetores”, ressalta.

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil