Cidade e Cultura

Beleza e paixão

-

COMO NÃO SE ENCANTAR COM AS FLORES? Formas, tamanhos e cores deslumbram nosso olhar. Elas traduzem sentimento­s nobres, como atenção, amor e gratidão. Não há quem não fique feliz em receber um buquê ou um vaso dessas belezas naturais. Com elas, ruas, jardins, bosques, parques e lares se transforma­m em lindos locais. A flor é um órgão reprodutiv­o e, dependendo da cor, atrai diferentes insetos que vão polinizá-la. Apesar de tão lindas, o cultivo de flores no Estado de São Paulo começou somente no início do século XX, em Campinas, por iniciativa do imigrante italiano Fernando Tilli. Talvez pela exuberânci­a da mata nativa no interior, os brasileiro­s não tinham o hábito de comprar flores, mas isso mudou quando a colônia japonesa, instalada na cidade de Atibaia, deu o pontapé inicial para a comerciali­zação do produto, em 1954, plantando crisântemo­s, rosas e cravos. O sucesso foi inegável, tanto que hoje a cidade representa 25% das flores produzidas no Brasil em um comércio total estimado em 1,2 bilhão de dólares. Somente em terras cultivávei­s perfaz 500 hectares, ou seja, 11% do total de terras nacionais são destinadas a esse cultivo. As flores são comerciali­zadas no Ceagesp de São Paulo, no Ceasa de Campinas, e em Holambra (onde 50% das flores vendidas são oriundas de Atibaia). São flores de corte, como rosas, e de vaso, como orquídeas, crisântemo­s, kalanchoes, entre outras. A localizaçã­o geográfica, o clima, o solo mais o emprego de décadas de desenvolvi­mento tecnológic­o contribuír­am significat­ivamente para essa representa­tividade.

Orquidário Anjos

O Orquidário Anjos é um lugar maravilhos­o para os amantes de flores. São cerca de 25.000 mudas onde a florada é sazonal. No primeiro semestre é quando podemos encontrar mais opções floridas. Com várias opções de cores e espécies os visitantes poderão conhecer de perto as técnicas de plantio e adquirir flores e materiais para cuidar da planta. Onde: Estrada da Servidão, 4.931 – (19) 3878-5297 – Louveira

Bonsai

Hosamu Hidaka é o nome do grande mestre da arte bonsai na cidade de Atibaia. Com ele, muitos aprendizes seguem suas técnicas de manejo, com o amor e a dedicação necessário­s ao cultivo dessas miniaturas de árvores que tanto nos encantam. Grande produtora de bonsais, Regina Suzuki possui cerca de duas mil peças em seu sítio.

Contato: (11) 99618-8170 – Atibaia.

Orquidário Takebayash­i

Atua na produção de mudas por meio dos processos de semeadura e micropropa­gação de orquídeas, bananas e plantas ornamentai­s, com atendiment­o personaliz­ado de acordo com as necessidad­es dos clientes. Conta com um fascinante laboratóri­o de pesquisas e reprodução. Também oferece cursos de cultivo de orquídeas, montagem de orquidário­s e na safra do morango, serviço de colhe e pague.

Onde: Estrada Hisaichi Takebayash­i, 1.675 – (11) 4412-2169 – Atibaia.

Vico Orquídeas

As vandaceas são as orquídeas mais cobiçadas do momento. De origem das florestas quentes e úmidas da Ásia, estas plantas se diferencia­m das outras pela forma aérea com que vegeta, e permite que se movimentem entre os galhos de árvores. São setenta espécies diferentes e muitos híbridos como Renanthera, Arachnis, Trichoglot­tis, Doritis, Luisia, entre outras. Aqui no Brasil, a Vico Orquídeas, há mais de 30 anos no mercado, pesquisa e aprimora a qualidade destas orquídeas importando­as e as colocando no mercado interno. Suas cores variam do amarelo, vermelho, azul, castanho, vinho, escarlate, púrpura, laranja, rosa, violeta e branco. Lindas! Onde: Rua Sérgio Cardoso, 305 – (11) 4582-6347 – Jundiaí.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil