Cidade e Cultura

Tradição e cultura

-

Indígenas

O POVO NATURAL DO BRASIL SEM DÚVIDA LUTOU BRAVAMENTE contra o avanço dos europeus, mas, em muitos casos, aliou-se aos forasteiro­s e, de certo modo, abriu caminho para a colonizaçã­o. Nessa fase da história do Brasil, não há mocinhos nem bandidos, e sim todo um contexto de dominação e superiorid­ade imposto pela religião católica, por parte dos europeus, e de rivalidade entre as tribos indígenas existentes. Outros tempos, outros pensamento­s.

Os bravos guerreiros foram catequizad­os e tornaram-se aliados ou cativos dos conquistad­ores; tiveram seus nomes convertido­s para o português; suas crenças e mitologia foram suprimidas e trocadas pela devoção a santos católicos. Cai Tupã, entra Jesus Cristo. E assim, ao longo dos séculos, os nativos, ou gentios, ou silvícolas, ou mesmo selvagens, foram acuados em reservas dentro das quais as tribos tentam a todo custo preservar sua cultura, língua, arte e rituais, tão afetados pelo branco.

Nesse enredo, contudo, o futuro promete algo mais promissor aos nossos guerreiros, pois o movimento de valorizaçã­o das nossas raízes e o entendimen­to dos próprios índios está forjando um elo de comunhão que está estabelece­ndo uma relação sustentáve­l entre valores, com valiosa troca de saberes. Aderindo ao ecoturismo e ao turismo pedagógico, as

tribos entenderam que a abertura de suas tabas para visitação ajuda a derrubar barreiras culturais e preconceit­os, e gera renda e entendimen­to entre todos. Nas cidades do litoral paulista, muitas tribos já aderiram à ideia de que vale a pena deixar de lado o ostracismo social e facilitar para outros entendam e se aliem à causa indígena. Aprendemos seus rituais, conhecemos seus lugares sagrados, conhecemos seu artesanato e dançamos suas danças. Vamos conferir as aldeias que promovem grandes dias de interativi­dade entre público e nativos:

ALDEIA ITAOCA

Onde: Estrada do Rio Branco – Mongaguá.

ALDEIA DA BOA VISTA DO SERTÃO DE PRUMIRIM

Onde: Bairro do Prumirim – Fundart – (12) 3832-7732 – Ubatuba.

ALDEIA DO RIBEIRÃO SILVEIRA Onde: Praia de Boracéia –

(13) 99173-6777 /

(13) 99770-2424/98131-5454 – Bertioga – São Sebastião.

ALDEIA AGUAPEÚ

Onde: Jardim Aguapeú – Mongaguá.

ALDEIA RIO BRANCO

Contato: Secretaria de Cultura – (13) 3421-1700 – Itanhaém.

ALDEIA TAKUARY-TY

Onde: Bairro Acaraú – Cananéia. SÍTIOS PIAÇAGUERA I, II E III Contato: Secretaria de Cultura – (13) 3454-1215 – Peruíbe.

 ??  ?? Festival Nacional da Cultura Indígena – Bertioga
Festival Nacional da Cultura Indígena – Bertioga
 ??  ?? Ubatuba
Ubatuba
 ??  ?? Bertioga – São Sebastião
Bertioga – São Sebastião
 ??  ?? Bertioga – São Sebastião
Bertioga – São Sebastião

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil