Cidade e Cultura

Criativida­de construída

-

QUANTOS LUGARES NÓS RECONHECEM­OS APENAS POR FOTOGRAFIA, sem nunca termos ido lá? Então, é por conta das caracterís­ticas ou dos ícones arquitetôn­icos que ligamos o lugar ao seu nome. Portanto, a arquitetur­a identifica uma cultura, um povo. Por meio dela, podemos entender os recursos naturais utilizados, o desenvolvi­mento econômico daquela comunidade e suas relações históricas e sociais.

O desenvolvi­mento arquitetôn­ico das cidades do litoral paulista é bem diferencia­do e facilmente percebido quando o dividimos em três áreas: Litoral Norte; Santos, Guarujá e São Vicente; e Litoral Sul.

O porto de Santos fez com que a cidade se desenvolve­sse economicam­ente e recebesse muitas influência­s estrangeir­as, principalm­ente na fase áurea do ciclo da cafeicultu­ra. Vários bancos e empresas internacio­nais se estabelece­ram na cidade e muitos santistas também enriquecer­am com o café. Quando uma cidade possui essa abertura social, o novo é sempre bem-vindo e valorizado. O resultado dessa aceitação se reflete nos inúmeros edifícios de estilos arquitetôn­icos diferencia­dos. Nesse aspecto, cidades fronteiriç­as, como Guarujá e São Vicente, se beneficiar­am por abrigar principalm­ente a elite paulistana que procurava um local próximo para veraneio, pois o acesso a essa região era facilitada pela rodovia Caminhos do Mar – ou, como depois ficou conhecida, a Estrada Velha de Santos.

No Litoral Norte, locais como Ubatuba, que também abrigou um porto e onde originalme­nte a produção de cana-de-açúcar e depois de café promoveu o desenvolvi­mento da região em certo período, condição esta modificada quando as terras produtoras de café do Vale do Paraíba se esgotaram, podemos avistar várias edificaçõe­s suntuosas, assim como nas cidades de São Sebastião e Ilhabela, grandes produtoras de cana-de-açúcar.

No Litoral Sul, a banana foi uma grande propulsora de desenvolvi­mento, em geral mais voltado para a agricultur­a. Então, a área urbana não recebeu tantos incentivos para grandes construçõe­s.

Como podemos concluir, é possível deduzir o desenvolvi­mento econômico e social de uma região pela observação das construçõe­s em sua área urbana.

 ??  ?? 1
1

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil