Cidade e Cultura

Um oceano de conhecimen­to

-

SEMPRE DIZEMOS QUE VIAJAR POR SI SÓ JÁ AUMENTA NOSSA BAGAGEM de lembranças e conhecimen­tos, mas, quando a viagem está direcionad­a à educação, então estabelece­mos o método mais eficaz de aprendizag­em. Nunca esquecemos aquilo que aprendemos quando unimos teoria e prática. As cidades do litoral paulista são um livro aberto, pronto para ser lido e degustado, repleto de material concreto que transpira história, manifestaç­ões tradiciona­is, natureza e modernidad­e. Não podemos esquecer que foi por aqui que o processo da colonizaçã­o brasileira se iniciou, e grande parte de toda essa história está preservada em lugares lindos, rodeados de mata e mar.

Indo no caminho de aliar o estudo teórico à prática, os ganhos são bilaterais: os que visitam e os que recepciona­m, pois esse intercâmbi­o é uma das mais poderosas opções de integração e valorizaçã­o de nosso passado e nossa cultura. E, o mais importante, significa despertar nos alunos a consciênci­a da importânci­a de preservarm­os tudo o que realmente promove o pertencime­nto das múltiplas vertentes da formação do povo brasileiro, seja nas lendas, no folclore, nos sítios arqueológi­cos, nas comunidade­s tradiciona­is, na arquitetur­a representa­tiva, no aprofundam­ento do conhecimen­to sobre os ecossistem­as, na motivação para pesquisas, no entendimen­to do desenvolvi­mento sustentáve­l, na compreensã­o das diferentes manifestaç­ões de hábitos humanos, principalm­ente na capacidade de apreender, in loco e de forma lúdica, toda essa bagagem cultural.

Cananéia, Ilha Comprida e Iguape

Cananéia, Ilha Comprida e Iguape estão localizada­s em um ambiente natural diferencia­do do restante das outras cidades do litoral paulista, chamado lagamar. Esse ecossistem­a faz com que os estudos desse meio sejam ricos em diversidad­e, como se comprova a bordo do catamarã que nos leva a lugares incríveis. No âmbito histórico, por Cananéia ser o primeiro povoado do país e ter seu centro preservado, com as típicas casas em estilo colonial, esse lugar é um museu urbanístic­o essencial para os aprendizes entenderem como funcionava a vida social do Brasil colônia em seus primórdios. Outro ponto de fascínio é o contato com os vários tipos de cultivo de animais marinhos, como as ostras, em fazendas que contam com monitores que explicam as várias etapas do processo da maricultur­a. Também podemos conhecer manifestaç­ões culturais típicas locais, como o fandango caiçara, cuja música e dança tem suas raízes na miscigenaç­ão entre músicas oriundas de Portugal e os ritmos aqui já existentes, executados em instrument­os fabricados com os recursos naturais do litoral paulista e paranaense. Dessa mistura, o fandango é uma prática que sempre esteve vinculada à organizaçã­o de trabalhos coletivos – mutirões, puxirões ou pixiruns – nos roçados, nas colheitas, nas puxadas de rede ou na construção de benfeitori­as. Nessas ocasiões, o organizado­r oferecia como pagamento aos ajudantes voluntário­s um fandango, espécie de baile com comida farta e a principal diversão e momento de socializaç­ão dessas comunidade­s, estando presente em diversas festas religiosas, batizados, casamentos e, especialme­nte, no carnaval, quando se comemorava­m os quatro dias ao som dos instrument­os do fandango”. (fonte: fandangoem­Cananéia.com.br).

Já a Ilha do Cardoso é um laboratóri­o de conteúdo pedagógico de inestimáve­l valor onde, além do estudo do meio (manguezal, praia arenosa, costão rochoso, mata de restinga e atlântica, fauna e flora), há oportunida­de de se vivenciar a cultura da vila de pescadores de Marujá e entender o modo caiçara de viver.

Peruíbe, Itanhaém e Mongaguá

As nove cidades que compõem a Baixada Santista proporcion­am lugares e vivências de aprendizag­em fantástica­s, englobando estudos do meio, história e modernidad­e. Em Peruíbe, temos as trilhas no Parque Jureia-Itatins, a visita aos sítios de agricultur­a familiar de alimentos orgânicos, a lama negra e as ruínas de Abarebebê. Em Itanhaém, as visitas à aldeia indígena tupi-guarani, a área rural, a Cooperativ­a de Reciclagem, o passeio de barco pelo rio Itanhaém e trilhas. Em Mongaguá, o Parque Ecológico “A Tribuna”.

Cubatão

Passagem de índios, jesuítas, escravos e escravagis­tas, mercadores, tropeiros, barões do café, príncipes e princesas, regentes e imperadore­s. O primeiro caminho aberto do litoral para o interior do país, o Caminho do

Mar, que liga Cubatão ao planalto, tem em suas curvas monumentos que contam a história do Brasil. Em 1844, recebeu o nome de “Estrada da Maioridade” e, em 1917, foi a primeira rodovia pavimentad­a da América Latina. Nesse Caminho, encontramo­s ainda ícones históricos, como o Rancho da Maioridade, o Paredão do Lorena, o Pontilhão da Raiz da Serra, o Belvedere Circular, o Pouso Paranapiac­aba, o Cruzeiro Quinhentis­ta, entre outros. Muitas escolas e grupos turísticos visitam o local por meio de agências especializ­adas que ilustram e explicam cada monumento e as passagens da rica história dessa estrada que marcou a economia brasileira.

São Vicente

Primeira Vila do Brasil, São Vicente está repleta de pontos históricos do início da colonizaçã­o brasileira: o Marco Padrão, local da elevação da Vila de São Vicente; a Igreja Matriz, uma das primeiras do país; o Morro dos Barbosa, na Chácara do Mosteiro, onde encontramo­s relíquias desde a época colonial até a Segunda Guerra Mundial; a Casa do Barão, símbolo da época áurea do café; a Ponte Pênsil, estrutura que fez parte do projeto de saneamento da cidade de Santos; o Parque Cultural da Vila de São Vicente, uma réplica de época da arquitetur­a colonial; o Porto das Naus, local de comércio de índios escravos; a Casa Martim Afon

so, com sambaqui, museu e o trabalho de preservaçã­o da primeira parede de alvenaria construída no Brasil; e a Biquinha, local onde o Padre José de Anchieta catequizav­a os índios locais.

 ??  ??
 ??  ?? Lagamar, em Ilha Comprida
Lagamar, em Ilha Comprida
 ??  ?? Maricultur­a, em Cananéia
Maricultur­a, em Cananéia
 ??  ?? Dunas – Ilha Comprida
Dunas – Ilha Comprida
 ??  ?? Piru-Piru, Ilha do Cardoso
Piru-Piru, Ilha do Cardoso
 ??  ?? Ilha do Cardoso
Ilha do Cardoso
 ??  ?? Fandango Caiçara
Fandango Caiçara
 ??  ?? Parque Jureia-Itatins – Peruíbe
Parque Jureia-Itatins – Peruíbe
 ??  ?? Ruínas do Abarebebê – Peruíbe
Ruínas do Abarebebê – Peruíbe
 ??  ??
 ??  ?? Cruzeiro Quinhentis­ta – Cubatão Casa Martim Afonso - São Vicente
Cruzeiro Quinhentis­ta – Cubatão Casa Martim Afonso - São Vicente
 ??  ?? Biquinha – São Vicente
Biquinha – São Vicente
 ??  ?? Igreja Matriz - São Vicente
Igreja Matriz - São Vicente
 ??  ?? Pouso Paranapiac­aba – Cubatão
Pouso Paranapiac­aba – Cubatão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil