Cidade e Cultura

Eternizand­o a história

-

NADA MAIS SIMBÓLICO DA VALORIZAÇíO da cultura e da história de um povo do que monumentos erguidos em homenagem a alguém ou a algum movimento da região. Nas cidades dos “Caminhos da Neve”, essas homenagens são constantes e imortaliza­m a referência a seus antepassad­os a fim de perpetuar toda a trajetória de formação das cidades.

1 – MONUMENTO “O TROPEIRO” – com nove metros de compriment­o, três esculturas simbolizam o século XVII, quando os tropeiros reinavam na região levando mercadoria­s para o resto do país. Aqui, uma alusão ao fundador da atual cidade de Lages, Correia Pinto. O autor desta magnífica obra é José Cristóvão Batista. Onde: Av. Luiz de Camões, 113 – Lages. 2 – FAMÍLIA DE IMIGRANTES – Com o objetivo de resgatar a história da imigração alemã por meio de esculturas em pedra, um roteiro histórico e cultural o Esculturas Parque Pedras do Silêncio foi criado por historiado­res e por descendent­es dos primeiros imigrantes. Depois, Cristovão Hullen, Rogério Bertoldo e Rodrigo de Azevedo, três escultores gaúchos, esculpiram as 80 esculturas em arenito para, a cada cinzelada, dar forma ao dia a dia dos colonos. O parque, cujo nome é inspirado no silêncio das pedras, é a realização do sonho dos irmãos Valmor e Claudionor Heckler. Onde: Rua Emílio Dinnebier Filho, 560 – (54) 99994-9995 – Nova Petrópolis.

3 – MONUMENTO ÀS LAVADEIRAS – Conhecido como Tanque, foi construído no início do povoado (1771), utilizando quatro fontes naturais, para que as mulheres pudessem lavar as roupas. Um local seguro, sem possíveis ataques de índios. O Monumento é uma homenagem ao cotidiano dos primeiros habitantes da cidade. Sua autoria é de José Cristóvão Batista. Onde: Rua Caetano Vieira da Costa – Lages.

4 – CARRO DE MOLAS – uma homenagem ao meio de transporte onde mercadores carregavam produtos regionais para a venda no local onde hoje é a Praça Vidal Ramos Sênior. A escultura foi esculpida em cimento pelo artista José Cristóvão Batista, autor de outras esculturas históricas espalhas pela cidade de Lages. Onde: Praça Vidal Ramos Sênior – Lages.

 ??  ?? 1
1
 ??  ?? 3
3
 ??  ?? 4
4
 ??  ?? 2
2

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil