Cidade e Cultura

FAUNA

-

Numa região onde os recursos naturais são vastos, podemos deparar com animais nativos de variadas espécies e hábitos diferentes, de mamíferos de grande porte, felinos como o maracajá-peludo, a anfíbios como o sapo-cururu; canídeos como o lobo-guará, ou o ativo esquilo e o barulhento bugio-ruivo; o serelepe e saltador veado-virá e o arisco ouriço-cacheiro; o tímido tatu e o atrevido guaxinim. Vale o sacrifício da espera na mata para flagrar a presença desses bichos incríveis.

QUATI

De hábitos diurnos, a ocorrência de contato com seres humanos é maior. São exímios escaladore­s de árvores e se alimentam de frutos, insetos, aranhas e até roedores.

CUTIA

A cotia é um dos principais dispersore­s do pinhão. Enquanto se alimenta, enterra as sementes no meio da mata ou nos campos.

GRAXAIM-DO-MATO

Canídeo originário da Região Sul, típico da Argentina, Paraguai e Uruguai. Chega a medir até 1 metro de compriment­o e tem pelagem cinza amarelada. É uma das espécies nativas que está com sinal amarelo para a extinção.

JAGUATIRIC­A

O Leopardus pardalis é também muito encontrado em toda a extensão da floresta de Mata Atlântica.

 ??  ?? SERELEPE
Onde houver araucária, vamos encontrar o serelepe. Ligeiro e muito apreciado principalm­ente pelas crianças, esse animalzinh­o é incansável e sua principal atividade é roer troncos de árvores.
SERELEPE Onde houver araucária, vamos encontrar o serelepe. Ligeiro e muito apreciado principalm­ente pelas crianças, esse animalzinh­o é incansável e sua principal atividade é roer troncos de árvores.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil