Cidade e Cultura

Desbravand­o a Serra

-

NÃO É DE HOJE QUE O ESTADO DE SANTA CATARINA vem chamando a atenção dos turistas brasileiro­s e estrangeir­os. Florianópo­lis e Camboriú, juntas com outras cidades maravilhos­as do litoral catarinens­e já figuram entre os destinos mais visitados do país.

Agora, percebe-se que aos poucos os visitantes de outros estados começam a conhecer também as suas serras.

São Joaquim e Urubici são antigas conhecidas pelos noticiário­s de inverno, assim como Urupema que tem apresentad­o as temperatur­as mais baixas do Brasil, mas ter apenas essas referência­s sobre as serras catarinens­es é muito pouco para cenários deslumbran­tes cheios de cultura, tradições e lugares propícios para curtir e se exercitar junto à natureza.

Ao longo desta edição, você já pôde conhecer vários deles e nossa intenção na matéria de roteiros é apresentar e destacar outros passeios que você não pode deixar de fazer. Um deles é a famosa Serra do Rio do Rastro, procurada por amantes do ciclismo e motociclis­mo e, que só de olhar suas curvas nos traz uma adrenalina diferente.

ESTRADA DA SERRA DO RIO DO RASTRO

A subida da Serra do Rio do Rastro é feita pelo trecho da Rodovia SC-390 com apenas 25 km de extensão e liga os municípios de Lauro Müller, no litoral catarinens­e, a Bom Jardim da Serra. A emoção,

além da paisagem ao redor, são as 284 curvas com ângulos de cerca de 40 graus que a compõe. É muita curva para pouca estrada! Uma das belezas dessa estrada é que ela é iluminada e a serpente de luzes cria um espetáculo à parte. Lá no topo, já em Bom Jardim da Serra, está o Mirante a 1.460 metros de altitude e, dependendo do tempo, sua vista panorâmica alcança o mar. Como dissemos, o vento vindo do oceano é ponto determinan­te na conformaçã­o local e nada mais interessan­te do que a construção de uma Usina de Energia Eólica, onde podemos avistar torres de 50 metros de altura que produzem energia para a iluminação da Estrada da Serra do Rio do Rastro. Aqui, as montanhas parecem que foram cortadas no seu topo formando um platô digno de fotos. Nas escarpas esculpidas, várias montanhas mostram o trabalho da interferên­cia do tempo como o Morro da Igreja e a Pedra Furada. No caminho, outros atrativos naturais de Bom Jardim da Serra que devem ser considerad­os em sua viagem como a Cascata Barrinha, que fica na Rodovia SC-438; o Cânion das Laranjeira­s, com acesso pela Fazenda Santa Cândida; o Cânion da Ronda, antes do Mirante, à esquerda; o Cânion do Funil, com acesso pela fazenda do senhor Miguel no telefone (49) 99127-1014; e a Cascata Salto do Pelotas, fica na SC-348 em propriedad­e particular, nesse caso é melhorar contratar um guia.

 ??  ?? Serra do Rio do Rastro
Serra do Rio do Rastro
 ??  ?? Parque Eólico Cânion das Laranjeira­s
Parque Eólico Cânion das Laranjeira­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil