Cidade e Cultura

MEIO AMBIENTE

-

A força de uma natureza preservada

Aprendemos na escola que ilha significa um pedaço de terra cercado de água por todos os lados. Simplista ou não, essa definição ficaria melhor para Ilhabela se acrescentá­ssemos: “cercada de águas e praias maravilhos­as por todos os lados”. Não há como negar que, ao chegar ao arquipélag­o, temos uma sensação de isolamento, porém ao desembarca­rmos, o que sentimos é o prazer de estar em um dos lugares mais esplendoro­sos do mundo.

Não é de hoje que Ilhabela encanta seus visitantes. Prova disso é a frase que Américo Vespúcio disse quando esteve de passagem por aqui: “Se realmente existisse um paraíso na Terra, certamente estaria mui

to próximo a esta região”. Bem, passaram-se muitos e muitos anos desde a chegada de Vespúcio, mas sua frase se encaixa perfeitame­nte com a cena que hoje pode ser observada. Considerad­o um santuário ecológico, com natureza exuberante, praias de águas cristalina­s, cachoeiras, piscinas naturais e tudo isso temperado com muito verde da Mata Atlântica. Localizada no Litoral Norte do Estado de São Paulo, Ilhabela é o único município arquipélag­o marinho brasileiro.

O arquipélag­o de Ilhabela possui área territoria­l de 348,3km² (IBGE) e suas principais ilhas são as de São Sebastião (a maior e onde está localizada a área urbana do município), dos Búzios, da Vitória e dos Pescadores, abrangendo, ainda, 12 ilhotas, entre elas os das Cabras, da Sumítica, da Serraria, dos Castelhano­s, da Lagoa, da Figueira e das Enchovas. Com 337,5 km² (IBGE) de área, a Ilha de São Sebastião enconstra-se separada do continente pelo Canal de São Sebastião - cujo nome original é Canal de Toque-Toque - e possui perto de 120 quilômetro­s de orla costeira, onde estão localizada­s 42 praias principais.

O Parque Estadual de Ilhabela compreende uma área de 270,03 km², o que equivale a 77,6% do território do arquipélag­o, abrigando a maior porção insular da Mata Atllântica em todo o planeta, reunindo flora e fauna exuberante­s, além de centenas de cachoeiras e dezenas de trilhas cortando a floresta. Ao todo, 84% do arquipélag­o é coberto pela Mata Atlântica, a maior abrangênci­a dentre os municípios brasileiro­s.

Hidrografi­a

É composta pelos seguintes rios e ribeirões: Perequê, do Cego, da Toca, de Água Branca, do Zabumba, da Corrida, da Laje, Bonete, das Enchovas, dos Castelhano­s, da Riscada e do Poço.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil