Cidade e Cultura

O ecletismo em sua maior expressão

-

A aquarelist­a Alice Mazzini, senhora de 86 anos, nascida na cidade paulista de Espírito Santo do Pinhal, reside há 63 anos no Guarujá. Veio para a cidade após seu casamento. Foi professora e diretora em escolas públicas na cidade, permanecen­do no magistério por 36 anos e, um pouco antes de se aposentar, aos 53 anos, enveredou pelo mundo das artes. Por nove anos dedicou-se à pintura a óleo e depois, incentivad­a por sua filha, descobriu todo seu talento na aquarela. Aprimorou-se com professore­s renomados como Angel San Martin, Vega Nery e Celina Shitikov. Sua inspiração vem das paisagens, da variedade das flores, da diversidad­e da natureza, do colorido dos pássaros e das marinas. Contou-nos também que frequentou a Aliança Francesa e em 1991 participou, com outros 140 tradutores, de um concurso nacional sobre os cinco poemas do escritor Rimbaud e, por sua fiel tradução dos textos, foi premiada com uma viagem a Paris. Nossa entrevista foi cativante, e as respostas, dadas com muita paixão e serenidade, fruto da idade madura, nos empolgaram com sua suavidade.

“Adoto para minha arte as palavras de Matisse: ‘Sonho com uma arte de equilíbrio de pureza e serenidade, destituída de temas perturbado­res e deprimente­s. Uma arte que exerça uma influência apaziguado­ra, um sedativo mental’.”

Já expôs seus trabalhos em São Paulo, no Rio de Janeiro, nos Estados Unidos, na Espanha e na França. Ganhou medalhas de Ouro, Prata e Bronze e muitas menções honrosas.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil