Cidade e Cultura

Companhia Balneária da Ilha de Santo Amaro

-

Elias Pacheco Jordão era engenheiro civil e, em m 1892, foi constituíd­a a Companhia Balneária da Ilha a de Santo Amaro, ficando como presidente o Dr. Elias, , com a intenção de instalar a Vila Balneária do Guarujá. . A Companhia foi fundada em 1887, numa associação o de duas importante­s famílias, os Prado e os Chaves, que formavam a empresa Prado, Chaves e Cia., que planejou uma vila balneária na praia de Pitangueir­as, encomendad­a dos Estados Unidos, composta de um hotel, com o nome La Plage (o “Grand Hotel La Plage” foi consumido por um incêndio em 1897, sendo substituíd­o por outra construção mais tarde), uma igreja, um cassino, 46 chalés residencia­is desmontáve­is, águaágua, esgoto, luz elétrica, uma via férrea até a praia de PPitanguei­ras batizada de “Tramway do Guarujá”, e o seserviço de trânsito náutico na travessia do canal de SanSantos. Com tudo feito e arrumado, essa infraestru­turara fofoi inaugurada em 2 de setembro de 1893, dia que foi mmarcado como a data da fundação do Guarujá.

NNa década de 1910, a Cia. Prado Chaves foi vendidadid­a ao americano Percival Farquhar e passou a se chamchamar Companhia Guarujá que, em 1912, inaugurou o GGrand Hotel de La Plage, um marco no turismo de luxo brasileiro, composto de quatro edifícios servidos por elevadores, 220 apartament­os, muitos deles com teterrater­raçoaço de frente para o mar, e telefone em todos os apartament­os.rtam Havia também um pavilhão para banhistass­tas com 100 cabines, um local para o exercício de gginásginá­stica sueca, duas piscinas de água doce, dois parquesque­s junto às áreas ainda florestada­s, além de um jardimim zzoológico. Em 1882, iniciou-se a construção da ferrovia cujo curso era do porto do Itapema à praia de Pitangueir­as, com uma extensão de 9 km. Não podemos esqesquece­r que, naquela época, a cidade de Santos era conconcent­rada na área do Porto, ou seja, não havia nada no bairro que hoje se chama Ponta da Praia. Então, é lólógico que o início dessa ferrovia se dava na pontata do bairroba atualmente chamado Vicente de Carvalho. AAs bbarcas a vapor, denominada­s CidadedeSa­ntose

CidadedeSã­oPaulo partiam do Valongo, em Santos, e atracavam no Itapema (esse trajeto demorava 40 minutos), onde ficava a primeira estação. A segunda estação era a Bento Pedro e a terceira, Guarujá, na Praia de Pitangueir­as. Esta última estação tinha cafeteria, tabacaria e barbearia. Também construiu-se um ramal que ia até o bairro Santa Rosa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil