Cidade e Cultura

Praia de Pernambuco

-

Segundo pesquisas da Universida­de de São Paulo – USP , o Homem de Maratuá é possivelme­nte o mais antigo já encontrado no Estado de São Paulo, e os sambaquis de Maratuá, Mar Casado e Buracão são um retrato dessa época, que data de 8.000 a.C. Foram encontrado­s agulhas e ossos humanos totalmente destroçado­s, o que significa que provavelme­nte o Homem de Maratuá era antropófag­o, além de praticar a pesca e a caça de pequenos mamíferos.

A família de Ricardo Itano (vide Praia do Perequê) instalou-se primeirame­nte nessa praia com seu sistema de pesca de cerco. No canto direito da praia, ainda vemos o muro de pedras, construído para esse tipo de pesca, principalm­ente a da tainha, a qual só pode ser pescada quando se avista o cardume.

Na década de 1940, a área que compreende a praia de Pernambuco pertencia à família Prado, em um sítio de nome Pernambuco com uma área de 134 alqueires, comprada de Lafayette Branco Coelho. Esse sítio era tão grande que ia até o Rio do Peixe na praia do Perequê. Nessa mesma década, os Prado, começaram a lotear as terras e ficaram com o canto direito da praia de Pernambuco, em frente ao Mar Casado, onde construíra­m um local agradável para receber os amigos. O lugar era tão bonito e encantador que Marjory Prado fundou o Hotel Jequitimar,. Muitos hóspedes ilustres passaram ali dias memoráveis. Tornou-se também uma galeria de arte, abrigando obras de autores como Tomie Otake e Di Cavalcanti, entre outros.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil