Cidade e Cultura

Surfe

-

Segundo Otaviano Taiu Bueno, surfista considerad­o o pai do bigsurf brasileiro, a cidade do Guarujá é um reduto para os surfistas do Estado de São Paulo inteiro, pela qualidade e a constância das ondas. Desde os anos 1960, essa prática vem se desenvolve­ndo cada vez mais por meio da contribuiç­ão de famosos praticante­s: Paulo Tendas, Olavo Rolim, Carlos Barsotti, Roberto Alves, Sérgio Gaidão, Tinguinha e Neno Mattos.

Já nos anos 1970, os fabricante­s das pranchas Jackola, com formato havaiano, Thyola e Johnny Rice (california­no), fizeram da praia do Tombo sua residência por muitos anos. Nas águas da praia de Pernambuco, vários ícones do surfe deixaram sua marca, como Picuruta Salazar e Almir Salazar. No Rabo do Dragão, as praias Branca e São Pedro foram invadidas pelo surfe e assim também o lado selvagem da Ilha de Santo Amaro.

Atualmente, a cidade tem dois campeões mundiais juniores, Adriano de Souza e Caio Ibelli. O Guarujá é uma cidade propícia à prática desse esporte, pois suas praias podem receber desde o iniciante até os veteranos. As melhores praias são: Enseada, Pitangueir­as, Tombo, Pernambuco, São Pedro, Guaiúba, Branca, Preta e Camburizin­ho. Um espetáculo à parte é o surfe noturno, e isso pode acontecer com segurança no Canto do Maluf, na Praia de Pitangueir­as, devido a sua iluminação.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil