Cidade e Cultura

Entre serras: a beleza

AS MATAS e suas riquezas

-

REPLETA DE NASCENTES, Atibaia é um município privilegia­do que culmina no Rio Atibaia que abastece também as cidades de Jundiaí e Campinas. Um dos pontos altos dessa riqueza natural é a represa da Usina. O clima tropical de altitude, não é por acaso que tenha o epíteto de Estância Climática, é outro fator determinan­te dos prazeres ambientais. Seu relevo acidentado contém picos de até 1.450 metros de altitude como a Pedra Grande, um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. A Serra do Itapetinga é um fragmento da Mata Atlântica, onde guarda uma biodiversi­dade imensa de fauna e flora. Por esse motivo existem várias áreas protegidas como: Parque Estadual do Itapetinga (espalhado em uma área de 13.000 hectares) abriga o Monumento Estadual da Pedra Grande e o Parque Municipal da Grota Funda (onde está o Rádio Observatór­io de Itapetinga); APA da Usina; APA da Várzea de Atibaia, entre outros. Já a Reserva do Vuna é uma área com 300 hectares com pequenas cascatas na serra, lajes de pedra, grutas, lagos e riachos.

FAUNA

Cinco espécies de felinos são encontrado­s, a Onça-parda é o maior de todos. Dos felinos pintados, o maior deles é a Jaguatiric­a, que pesa de 8 a 18 kg depois vêm o Gato-do-mato-pequeno, o Gato-maracujá, o Gato-morisco ou Jaguarandí, como é mais conhecido. Podemos avistar também o Lobo-guará e o Cachorro-do-mato chamados de raposas pelos locais. Já os primatas aparecem com o Bugio, o Sauá e o Sagui-da-serra-escuro. O Veado-mateiro, a Irara ou Papa-mel, o Mão-pelada e a Capivara completam o time. Já os rastejante­s entram na lista: a Jararaca, a Cascavel, a Coral-verdadeira, a Coral-falsa e inúmeras cobras não venenosas como a Jiboia, a Cainana e a Cobra-cipó.

FLORA

Muito rica, a flora local contribui, em seus 13.000 hectares, com 415 espécies, como o Ipê-amarelo, o Pau-jacaré, a Paineira, a Copaíba, o Angico e o Cedro. Orquídeas, bromélias, musgos, entre outros, dos quais cerca de 60 tipos são capazes de se estabelece­r diretament­e sobre a rocha. Nesse grupo, a espécie que chama mais atenção é a Amarílis.

 ??  ?? Pedra Grande, um dos pontos mais visitados da cidade
{ Big Boulder, one of the most visited touristic spots in town }
Pedra Grande, um dos pontos mais visitados da cidade { Big Boulder, one of the most visited touristic spots in town }
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil