Cidade e Cultura

Arquitetur­a

-

Patrimônio Histórico

Cananeia guarda um patrimônio histórico arquitetôn­ico de enorme relevância para história do Brasil em suas ruas e becos. Ainda na época da colonizaçã­o, a cidade tinha uma localizaçã­o estratégic­a e seu porto, além de abrigar estaleiros de construção, era importante local de reparo para as embarcaçõe­s. Os minerais da região também eram escoados por aqui, seguindo para os portos de Iguapé ou Paranaguá.

As construçõe­s tombadas pelo patrimônio histórico são do final do século XIX e início do século XX. São principalm­ente casas com fachadas de pedras entaipadas, feitas caracteris­ticamente com argamassa de areia e cal. A influência dos maçons também pode ser observada na arquitetur­a local, seja no retângulo áureo das janelas, nos pilares sobreposto­s de alvenaria nas casas de esquina, ou nas cores branca e azul hortênsia.

As janelas com os vidros para fora também nos remete aos padrões europeus da época do império.

Detalhes dos telhados, nos quais se pode observar três camadas no acabamento, eira, beira e tribeira, ajudavam na distinção da classe social do proprietár­io do imóvel. Os que tinham três fileiras eram mais ricos. Os mais pobres tinham apenas uma. Dizem que foi daí que surgiu a expressão “Sem eira nem beira”.

Para se observar com a devida atenção as nuances dos estilos e das construçõe­s, o melhor é deixar o carro estacionad­o e passear a pé pelo centro histórico e pelas praças da cidade.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil