Cidade e Cultura

Vdeisitar Não deixe

-

CONFIRA ESTES LUGARES QUE SELECIONAM­OS, seja por sua importânci­a histórica, sua beleza natural, por fatos curiosos, interessan­tes e relevantes relativos à cultura caiçara. 1 – CANHÕES – são 20 canhões deixados pelos ingleses, que afundaram no mar. Quatro foram resgatados, dois estão na Praça Martim Afonso.

2 – FIGUEIRA – germinada em meio ao limo de um pilar de 1531, a pequena semente se transformo­u em uma árvore gigantesca. É conhecida como “árvore do coração de pedra”. Praça da Figueira.

3 – BAIRRO DO ARIRI – Seguindo a estrada Ariri-Rio Vermelho até o seu final, chegamos ao simpático bairro do Ariri, uma vila de pescadores de frente ao mar pequeno e de onde se pode, em poucos minutos, atravessar para Marujá na Ilha do Cardoso. 4 – BAIRRO PEDRINHAS – um dos mais lindos locais do litoral sul com caiçaras que vendem seus peixes e onde podemos saborear seus pratos. A vegetação é pre

servada, quase selvagem, e dividimos o espaço com pássaros de porte grande como a garça.

5 – SAFARI ECOLÓGICO – a bordo de UTVS (veículos off-road), você conhece a ilha em toda a sua extensão. São 72 quilômetro­s, com dois roteiros: Pedrinhas (costeando a ilha) e Ponta da Praia.

6 – PONTA DOS GOLFINHOS – O extremo sul da Ilha Comprida é um dos melhores lugares para se avistar as famílias de golfinhos que anualmente, na primavera, retornam a região para procriar. Um espetáculo! 7 – ESTÁTUA DE CRISTO E FONTE NOSSO SENHOR BOM JESUS DE IGUAPE – abraçando e abençoando a cidade, a imagem de Cristo está localizada em um dos lugares mais bonitos da região: o Morro do Espia, que recebeu esse nome pois era um local de vigília contra piratas. Nos arredores do morro temos a Fonte Nosso Senhor Bom Jesus de Iguape.

O centro histórico da cidade é uma viagem ao passado e o Santuário Senhor Bom Jesus de Iguape uma visita obrigatóri­a. 8 – CAVERNA DO DIABO

A maior Caverna do Estado de São Paulo fica no Parque Estadual Caverna do Diabo na cidade de Eldorado. Séculos atrás, a imponente caverna foi utilizada por indígenas e quilombola­s e sobre ela conta-se inúmeras lendas.

A caverna possui mais de 6.000 metros de extensão para o público são abertos 600 metros. O que já é muito interessan­te e desafiador. O local também é muito visitado pelas escolas de diversas regiões do estado.

CANANEIA FOI UMA PAIXÃO À PRIMEIRA VISTA. A primeira vez em que visitei a cidade foi para fotografál­a para a revista Cidade&Cultura - Litoral Paulista, há uns quatro anos atrás.

Tinha poucos dias para ficar na cidade e por isso agendei um passeio de barco para a manhã do dia seguinte. Antes do sol raiar, já estava com o Ilzo, pescador e monitor local, me preparando para um dia de captura de boas imagens.

O sol nascendo no horizonte trazendo uma luz alaranjada no mar, pescadores se preparando para mais uma jornada e famílias de golfinhos brincando ao redor do barco.

Mais à frente, um enorme banco de areia abrigava uma quantidade enorme de aves que aproveitav­am a maré baixa para se alimentare­m. Guarás, Biguás, Talha-mares e Gaivotas dividiam o harmoniosa­mente o espaço. Entrei em êxtase!

Como os paulistano­s podem desconhece­r a beleza e a importânci­a deste paraíso no extremo sul do nosso litoral? Foi a pergunta que me fiz, envergonha­do por fazer parte desse grupo.

Por um motivo que até hoje não entendi, os paulistas denominam como litoral sul a região abaixo da chamada Baixada Santista, Itanhaém, Peruíbe... Já a região que abriga Iguape, Ilha Comprida e Cananéia está dentro do Vale do Ribeira, uma denominaçã­o que não permite entender com clareza que esta região litorânea do vale é o nosso verdadeiro litoral sul. E que litoral fascinante! Maternidad­e do Atlântico, berçário de inúmeras espécies de animais.

Durante o ano todo a cidade recebe alunos das mais variadas escolas do Estado de São Paulo para estudarem o meio ambiente. Para entender o impacto que as atividades humanas, urbanas ou rurais, causam no meio em que vivem e as consequênc­ias destas na vidas de todos. Por tal aptidão natural, a cidade recebeu informalme­nte o título de Capital do Turismo Educativo no Brasil.

Isso enche de orgulho os cidadãos cananeiens­es e os fazem, na minha opinião, ter um motivo a mais para serem referência na conscienti­zação e preservaçã­o do meio ambiente onde vivem.

No entanto, muito ainda há de ser feito para garantir um cresciment­o sustentáve­l, que respeite as comunidade­s tradiciona­is e traga benefícios para a população, preservand­o de fato a natureza.

Que o país descubra a beleza desta região, se orgulhe de mais esse paraíso brasileiro e que aprenda com a população local que uma maternidad­e é um local sagrado, exige silêncio, cuidado e respeito.

 ??  ?? 2
2

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil