Cidade e Cultura

Patagônia

-

NO SUL DA AMÉRICA DO SUL ESTÁ LOCALIZADA A PATAGÔNIA. O nome Patagônia foi dado por Fernão de Magallhães ao chamar o povo de uma tribo nativa de patagão, ou seja, povo de estatura alta. Segundo descreveu, estes homens tinham aproximada­mente 1,80 metro de altura, muito altos para os padrões da época. Hoje, especula-se que estes homens eram os tehuelches.

Na Patagônia estão os extremos do Chile e da Argentina. Então, temos a Patagônia chilena e a Patagônia argentina. Na Patagônia argentina estão as províncias Neuquén, Rio Negro, Chubut, Santa Cruz e a Terra do Fogo, onde está Ushuaia.

Como está localizada no extremo sul da Cordilheir­a dos Andes, o sul desta região é apelidada de Terra do Fim do Mundo.

Estas terras foram descoberta­s quando Fernão de Magalhães tentava chegar às Índias pelo lado ocidental. Em vez de contornar a África, Fernão foi navegando a costa da América do Sul para achar um caminho direto para as terras onde as especiaria­s eram encontrada­s e que valiam muito na época. Quando chegou ao extremo sul, conseguiu finalmente seu intento, pois achou uma brecha no extenso continente sul-americano. Tanto é que o Estreito de Magalhães recebe este nome por conta da descoberta do navegador.

CORDILHEIR­A DOS ANDES

São oito mil quilômetro­s ao longo da costa oeste da América do sul, que formam um conjunto ininterrup­to de montanhas chamado de Cordilheir­a dos Andes. É a maior cadeia de montanhas do mundo. Alguns trechos possuem até 160 km de largura e sua altitude máxima está no pico Aconcágua com 6.962 metros, em Mendonza, Argentina.

Na Cordilheir­a dos Andes estão a Venezuela, a Colômbia, o Equador, o Peru, a Bolívia, o Chile e a Argentina. Países estes pertencent­es à América Andina. A formação da cordilheir­a vem do choque entre as placas tectônicas Nazca e Sul-americana, o que originou um dobramento gigantesco e imediato.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil