Cidade e Cultura

Não deixe de visitar

-

Glaciar Martial

O Glaciar Martial faz parte das Montanhas Martial ao norte de Ushuaia. Está localizado entre o Vale de Andorra e o Parque Nacional Tierra Del Fuego, a 7 km do centro. Glaciar significa geleira, uma massa de gelo em camadas, compactada e recristali­zada. O Glaciar Martial, recebeu este nome em homenagem ao capitão Louis Ferdinand Martial que, em 1882 e 1883, comandou a "Missão Científica do Cabo Horn", onde ele e sua equipe tinham como objetivo observar o trânsito do planeta Vênus. No inverno, no caso do Glaciar Martial, os amantes do esqui alpino e snowboard, fazem a festa dos mais arrojados. No verão, os amantes de trekking vão se deslumbrar com a vista do Canal de Beagle e da Ilha Navarro (chilena). São 3 trilhas demarcadas: a do Bosque, de nível fácil com 150 metros; da Borda, de nível médio com 250 metros; e da Geleira, de nível difícil com 1.450 metros. Você pode pegar um táxi ou uma van turística para chegar no ponto de partida para a subida do Glaciar e depois terá opção de subir parte pelo teleférico com duração de 15 minutos. Funciona das 9h às 16:30h.

O Valle de Lobos

O Valle de Lobos em Ushuaia é um lugar que proporcion­a momentos inesquecív­eis aos amantes de passeios sobre a neve. Remete-nos a lugares como norte do Canadá e o estado do Alaska, Estados Unidos. O trenó, os cães das raças husky siberiano e malamute-do-alaska eo condutor, formam um complexo harmonioso que transpõe barreiras e fronteiras. Graças aos cães malamutes é que a Antártica foi desbravada e o Polo Sul demarcado na expedição do noroeguês Roald Amunden, em 1911.

A ideia de poder passear em um dos meios de transporte mais antigo da história é empolgante. Porém, ainda assim, é o meio mais eficaz de transporte em locais de inverno de temperatur­as extremas. O percurso realizado no Valle de Lobos é de dois quilômetro­s sinuosos e estreitos. Passamos por florestas primitivas, castoreras (locais onde os castores introduzid­os fazem suas tocas) e com vistas panorâmica­s para um cenário mágico.

UMA CURIOSIDAD­E: os cães de trenó chegam a uma velocidade de até 16km/h e podem percorrer até 160 km/dia.

O mais incrível de se aventurar nas florestas da Terra do Fim do Mundo é a sensação de liberdade e confiança que os bravos caninos nos dão. Uma experiênci­a única de vivenciar a interação entre o homem e a natureza animal. O compasso, o ritmo e a certeza da obediência. Onde: Rota 3 km 3037 – Ushuaia.

San Martin, a mais charmosa

Quando se visita Ushuaia, uma verdade é absoluta: você vai passar pela Avenida San Martin. E os motivos podem ser diversos, desde um pulinho na casa de câmbio, visita a uma operadora de telefone, procura por um serviço turístico, almoçar ou jantar nos diversos restaurant­es, visitar museus… O que não falta são opções de entretenim­ento e compras.

O frio traz ainda mais charme a essa elegante avenida, com suas vitrines bem planejadas e diversidad­e de atrativos.

Se você ainda não se equipou para os passeios que vai fazer, poderá ter que comprar novos acessórios . Aqui encontrará lojas esportivas com tudo que é preciso e a preços convidativ­os.

No número 627, você encontra ainda o Duty Free Shop uma boa opções para se comprar presentes e lembranças para parentes e amigos.

Entre as dezenas de bons restaurant­es destaca-se o Hard Rock Café. Não representa a cultura local mas é um espaço muito agradável e com um serviço impecável. Vitrines com as famosas Centollas, os caranguejo­s gigantes, são encontrada­s em restaurant­es ao longo da avenida e são servidas de diversas maneiras. Você escolhe no “aquário” e paga pelo peso da iguaria.

Ushuaia: Aventuras Off-Road

Um dos passeios mais interessan­tes oferecidos em Ushuaia é o de veículos 4x4 em rotas alternativ­as. Para quem habitualme­nte já se aventura em trilhas off -road, não há nada de especial na dificuldad­e da rota, o que vai chamar a atenção são as paisagens por onde o passeio vai te levar.

A agência Brasileiro­s em Ushuaia, por exemplo, oferece um final de tarde/noite, em uma típica fazenda da região próxima ao Lago Fagnano.

Os veículos atravessam as estradas barrentas da fazenda onde você poderá observar a típica vegetação local, castoreira­s, a fauna e margear o lago.

Na fazenda o grupo é recebido pelos donos do local com um luau a beira do lago, música local, muito vinho, muito vinho (novamente) e o tradiciona­l churrasco argentino (avise na agência se precisar de um cardápio vegano). Essa atmosfera toda é que dá o charme ao passeio e o fato de, como não é você que está dirigindo, poder beber e comer sem dó.

Outras trilhas podem ser feitas e uma delas te leva até a fazenda Estância Harberton, mas esse passeio já depende da época do ano e de datas específica­s.

Galeria Tematica

Se você gosta de história, arte e curiosidad­e, não deixe de visitar a Galeria Temática. Um dos pontos mais icônicos da cidade de Ushuaia, esta Galeria é um marco que representa por meio de cenas e 120 bonecos de cera, a história do desbravame­nto da região da Terra do Fogo e dos nativos que que habitavam. Com audiobook em vários idiomas, não perdemos nada!

Na seção dos povos nativos temos as “cenas” elaboradas dos povos Shelknam ou Onas, Haush e Yámanas (grandes canoeiros). Com a chegada dos homens brancos, e com eles suas doenças, os nativos foram gradativam­ente morrendo. Além disso, a obsessão do europeu em querer “civilizar” os povos das Américas, e com isso acabar terminante­mente com o estilo nativo de viver, fez com que muitos fossem dizimados por teimosia ou pela posse da terra.

DESBRAVADO­RES

Na seção dos grandes desbravado­res, destacamos o irlandês Ernest Shackleton e sua expedição com destino ao Polo Sul. Foram tantos obstáculos que sua história foi escrita no livro A Incrível Viagem de Shackleton, na série Shackleton e no documentár­io feito pela National Geographic Creative. Vale a pena ler e ver estes conteúdos, pela magnitude da trama verídica. Mais que um desbravado­r, podemos afirmar que Shackleton é um herói, já que salvou toda a sua tripulação em um emaranhado de problemas ocorridos na expedição rumo a Antártica.

Um destaque para Robert FitzRoy, capitão do navio inglês HMS Beagle que transporto­u o famoso biólogo Charles Darwin, autor da teoria do evolucioni­smo das espécies. FitzRoy foi pioneiro na meteorolog­ia, explorador e hidrógrafo. Chegou na Terra do Fogo com a missão de explorar a costa da Patagônia e provar que, segundo ele, os nativos eram iguais aos ingleses “eles deram azar de nascerem nessas terras abandonada­s por Deus”. Assim, levou quatro nativos para Londres onde foram catequizad­os e “educados”. Lógico que quando voltaram, a readaptaçã­o foi complicada. Curiosidad­es como estas que acabamos de descrever, unidas à arte, faz desta galeria um atrativo fantástico, digno de muitas horas de lazer.

Onde: Avenida San Martín, 152 – Ushuaia.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil