DETOX ORGANIZACI­ONAL

Ciencia em foco - - DESAPEGAR -

A es­pe­ci­a­lis­ta em or­ga­ni­za­ção Helô Cos­ta co­men­ta que o mais im­por­tan­te é iden­ti­fi­car o que es­tá in­co­mo­dan­do no dia a dia. De­pois, é ho­ra de or­ga­ni­zar os am­bi­en­tes, “sem­pre lem­bran­do que a nos­sa ca­sa de­ve ser um es­pa­ço de con­vi­vên­cia e de ale­gria, e não de de­pó­si­to, e que os am­bi­en­tes pos­su­em um es­pa­ço fí­si­co li­mi­ta­do”, res­sal­ta a pro­fis­si­o­nal, que enu­me­ra as qua­tro eta­pas do pro­ces­so de de­sa­pe­go – pro­cu­re fa­zer is­so du­as ve­zes ao ano, uma no meio e ou­tra no fi­nal.

Eta­pa 1: Se­le­ção

Pri­mei­ra­men­te, de­ve-se olhar os itens da ca­sa por cô­mo­do, in­di­can­do o que de­ve ser do­a­do e o que vai pa­ra o li­xo.

Eta­pa 2: Ca­te­go­ri­za­ção

Nes­sa ho­ra, or­ga­ni­za-se tu­do por se­me­lhan­ça: ca­mi­sa com ca­mi­sa, sa­pa­to com sa­pa­to, e as­sim por di­an­te.

Eta­pa 3: Ma­nu­ten­ção

Te­nha sem­pre em men­te: pa­ra um ob­je­to no­vo en­trar em ca­sa, ou­tro se­me­lhan­te pre­ci­sa sair. “Por meio des­sa eta­pa, a pes­soa con­se­gue ade­quar to­dos os ob­je­tos ao es­pa­ço, eli­mi­na os ex­ces­sos e, con­se­quen­te­men­te, a ba­gun­ça”, co­men­ta a es­pe­ci­a­lis­ta.

Eta­pa 4: Re­vi­são

Fa­ça um ba­lan­ço de tu­do o que foi ad­qui­ri­do de­pois, ao lon­go do ano. “Ob­ser­ve o que se tem, pen­se so­bre que ob­je­tos não têm mais a ver com a ro­ti­na ou a sua per­so­na­li­da­de, e as rou­pas que ca­bem ou não”, acon­se­lha a or­ga­ni­za­do­ra.

Em re­la­ção a pa­péis acu­mu­la­dos, a di­ca é ana­li­sar tu­do uma vez por se­ma­na, re­ven­do o que pre­ci­sa ser re­sol­vi­do, o que de­ve ser guar­da­do e o que jo­gar fo­ra. “Tu­do is­so é qua­li­da­de de vi­da, pos­sí­vel quan­do exis­te um de­sa­pe­go”, sin­te­ti­za Helô. “Des­sa for­ma, ‘li­ber­ta-se’ de coi­sas e pro­je­tos que não ser­vem mais, que não têm mais a ver com o seu es­ti­lo de vi­da, e abre-se es­pa­ço na agen­da pa­ra o que é re­al­men­te im­por­tan­te, pa­ra al­go ‘no­vo’”, con­clui.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.