FRU­TAS DO BEM!

Saiba quais são as mais re­co­men­da­das pa­ra os di­a­bé­ti­cos e seus be­ne­fí­ci­os à saúde

Coleção Almanaque da Saúde - - ÍNDICE - Tex­to VIC­TOR MOU­RA/CO­LA­BO­RA­DOR De­sign REBECA MESSIAS/COLABORADORA

Veja uma lis­ta de op­ções que são re­co­men­da­das pa­ra quem so­fre com o di­a­be­tes

AS FRU­TAS SÃO GRAN­DES ALI­A­DAS DA SAÚDE, CAR­RE­GAN­DO NUTRIENTES ES­SEN­CI­AIS PA­RA RE­GU­LA­RI­ZAR VÁ­RI­OS ME­CA­NIS­MOS DO COR­PO. Além dis­so, elas são ri­cas em fi­bras e an­ti­o­xi­dan­tes, que aju­dam a pro­te­ger contra do­en­ças. “Elas pos­su­em o açú­car na­tu­ral de­las, a fru­to­se, mas não pre­ju­di­cam a saúde da pes­soa que tem di­a­be­tes, con­tan­to que se­jam con­su­mi­das de ma­nei­ra cor­re­ta”, diz a nu­tri­ci­o­nis­ta Ta­li­ta da Ma­ta. Por­tan­to, elas po­dem e de­vem es­tar no seu car­dá­pio, mas pa­ra man­ter a glicemia em dia, a pa­la­vra­cha­ve é mo­de­ra­ção.

GLICEMIA CON­TRO­LA­DA

Con­fi­ra 10 fru­tas que con­tro­lam a glicemia e con­tri­bu­em pa­ra a saúde do di­a­bé­ti­co:

1Ma­çã: o gran­de des­ta­que des­sa fru­ta na di­e­ta de quem pos­sui di­a­be­tes é a pre­sen­ça de uma fi­bra cha­ma­da pec­ti­na. Ela é efi­ci­en­te no con­tro­le da glicemia e do mau co­les­te­rol (LDL).

2Blu­e­ber­ry: ape­sar de não ser tão co­mum no car­dá­pio das pes­so­as, a blu­e­ber­ry é fon­te de an­ti­o­xi­dan­tes, re­du­zin­do a ação dos ra­di­cais li­vres, mo­lé­cu­las que, em ex­ces­so, po­dem de­sen­ca­de­ar o sur­gi­men­to de tu­mo­res, de do­en­ças car­día­cas e até de Alzhei­mer. Além dis­so, ela combate in­fec­ções e re­for­ça o sis­te­ma imu­no­ló­gi­co.

3Aba­ca­te: por ser po­bre em açú­car e rica em gor­du­ra mo­noin­sa­tu­ra­da, que au­men­ta o bom co­les­te­rol, es­sa fru­ta é in­di­ca­da pa­ra os di­a­bé­ti­cos.

4Ce­re­ja: con­tém quer­ce­ti­na, um ti­po de fla­vo­noi­de que di­mi­nui os ní­veis de co­les­te­rol e de tri­gli­cé­ri­des. Além dis­so, é fon­te de po­tás­sio, um mi­ne­ral in­dis­pen­sá­vel pa­ra

5Co­co:to­dos os mús­cu­los do cor­po. sua gor­du­ra fa­vo­re­ce a sa­ci­e­da­de e di­mi­nui as in­fla­ma­ções, além de ser um alimento que re­duz a carga gli­cê­mi­ca, es­pe­ci­al­men­te quan­do com­bi­na­da com ou­tras fru­tas ou car­boi­dra­tos. “A prin­ci­pal qu­a­li­da­de des­se alimento é que ele con­tém pro­pri­e­da­des an­ti­can­ce­rí­ge­nas. O mag­né­sio con­ti­do no co­co re­for­ça os os­sos e as car­ti­la­gens. Tam­bém age co­mo ads­trin­gen­te nas he­mor­rói­das”, sa­li­en­ta a nu­tri­ci­o­nis­ta Daniela Jobst.

6Li­mão: não há dú­vi­das so­bre seus be­ne­fí­ci­os pa­ra o di­a­bé­ti­co. A fru­ta aju­da a regular os ní­veis de in­su­li­na e pre­vi­ne o di­a­be­tes, além de ser fon­te de ge­ra­ni­ol, uma subs­tân­cia ca­paz de ini­bir a mul­ti­pli­ca­ção das cé­lu­las can­ce­rí­ge­nas por in­ter­fe­rir na ação de en­zi­mas que atu­am na pro­li­fe­ra­ção ce­lu­lar. O li­mo­ne­no, um com­pos­to en­con­tra­do na cas­ca, tem a ca­pa­ci­da­de de pe­ne­trar com fa­ci­li­da­de nos te­ci­dos e nas cé­lu­las do or­ga­nis­mo, agin­do co­mo um sol­ven­te de to­xi­nas e de gor­du­ras.

7La­ran­ja: além de ser fon­te de vi­ta­mi­na C, im­por­tan­te pa­ra a imu­ni­da­de, a fru­ta é rica em fi­bras, que aju­dam o in­tes­ti­no a fun­ci­o­nar re­gu­lar­men­te. A la­ran­ja ain­da pos­sui po­tás­sio, que au­xi­lia no con­tro­le da pres­são ar­te­ri­al e, com is­so, man­tém a saúde car­di­o­vas­cu­lar.

8 Ja­bu­ti­ca­ba: aju­da no con­tro­le de açú­car no san­gue, se con­su­mi­da com a cas­ca, co­mo ex­pli­ca o nu­tró­lo­go An­dré Vei­nert: “Es­sa fi­bra con­tri­bui pa­ra que os ní­veis de açú­car no san­gue se­jam man­ti­dos pró­xi­mos da nor­ma­li­da­de”.

9Go­ji ber­ry: “Es­tu­dos fei­tos com ra­tos mos­tram que es­sa fru­ta pro­duz um efei­to hi­po­gli­ce­mi­an­te sig­ni­fi­ca­ti­vo quan­do ad­mi­nis­tra­do por via oral, me­lho­ran­do os ní­veis de glicemia”, ex­pli­ca Vanessa Mi­nos­si, nu­tri­ci­o­nis­ta. Ou se­ja, ela tem mai­or con­tro­le gli­cê­mi­co.

10 Mo­ran­go: rica em pro­an­to­ci­a­ni­di­nas, um po­ten­te fla­vo­noi­de com ação an­ti-in­fla­ma­tó­ria, es­sa fru­ta me­lho­ra a cir­cu­la­ção. Além dis­so, di­mi­nui os ris­cos de com­pli­ca­ção do di­a­be­tes.

CON­SUL­TO­RIA An­dré Vei­nert, nu­tró­lo­go; Daniela Jobst, Mô­ni­ca Bey­ru­ti, Ta­li­ta da Ma­ta e Vanessa Mi­nos­si, nu­tri­ci­o­nis­tas FOTOS Shut­ters­tock Ima­ges e iS­tock.com/Getty Ima­ges

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.