MIS­TU­RAR É BOM!

Coleção Almanaque da Saúde - - SUMÁRIO -

A cou­ve já é po­de­ro­sa so­zi­nha, mas ima­gi­ne o ta­ma­nho de sua for­ça se so­ma­da a ou­tros agen­tes im­por­tan­tes?

SUCO DE COU­VE + FRU­TAS

Se­gun­do a nu­tri­ci­o­nis­ta He­loi­sa Te­ves Scat­ti­ni, o suco po­de ser fei­to com até dois ti­pos de fru­tas de sua pre­fe­rên­cia. Unir fru­tas ao suco de cou­ve agra­da ao pa­la­dar e be­ne­fi­cia a saú­de. “O aba­ca­xi é ri­co em vi­ta­mi­na C, que au­men­ta a ab­sor­ção do ferro con­ti­do na cou­ve, e em bro­me­li­na, uma en­zi­ma que au­xi­lia a di­ges­tão, além de ser fon­te de fi­bras”, es­cla­re­ce He­loi­sa. A ma­çã tam­bém é ri­ca em fi­bras do ti­po so­lú­vel, que re­têm par­te das gor­du­ras e dos açú­ca­res in­ge­ri­dos, eli­mi­nan­do-os com mais fa­ci­li­da­de. “A la­ran­ja e o li­mão são com­bi­na­ções clás­si­cas pa­ra a cou­ve. São ri­cos em vi­ta­mi­na C, que me­lho­ra o sis­te­ma imu­no­ló­gi­co e ace­le­ra o pro­ces­so de de­to­xi­fi­ca­ção”, ex­pli­ca a nu­tri­ci­o­nis­ta. Li­mão e la­ran­ja po­dem ser acres­ci­dos jun­tos ou se­pa­ra­dos ao suco.

SUCO DE COU­VE + LE­GU­MES

Le­gu­mes ri­cos em água e fi­bras são óti­mas op­ções pa­ra serem in­cluí­das no suco de cou­ve, e en­ri­que­cem a be­bi­da com subs­tân­ci­as an­ti­o­xi­dan­tes. “O ai­po e o pe­pi­no são bo­as op­ções pa­ra o suco ver­de, pois têm ação diu­ré­ti­ca pe­la gran­de quan­ti­da­de de água”, in­for­ma He­loi­sa. Es­sa com­bi­na­ção, por­tan­to, aju­da a com­ba­ter in­cha­ços. “Ce­nou­ra é sem­pre bem-vin­da por ser ri­ca em vi­ta­mi­na A, que me­lho­ra a saú­de da pe­le. A be­rin­je­la é ri­ca em fi­bras e pos­sui an­ti­o­xi­dan­tes em sua cas­ca”, diz a nu­tri­ci­o­nis­ta. A jun­ção des­ses le­gu­mes afas­ta o en­ve­lhe­ci­men­to pre­co­ce.

SUCO DE COU­VE + BRO­TOS

En­tre os bro­tos co­mes­tí­veis es­tão o de al­fa­fa, bam­bu, fei­jão, gi­ras­sol e qui­noa. “São ri­cos em vi­ta­mi­nas e mi­ne­rais e po­de­ro­sos an­ti­o­xi­dan­tes, pro­te­gen­do as cé­lu­las de vá­ri­as do­en­ças. Tam­bém fa­ci­li­tam a di­ges­tão e têm bai­xo va­lor ca­ló­ri­co, po­den­do ser con­su­mi­dos à von­ta­de”, in­di­ca He­loi­sa. O bro­to de fei­jão, tam­bém co­nhe­ci­do co­mo moyashi, for­ne­ce áci­do fó­li­co. Es­sa vi­ta­mi­na do com­ple­xo B não po­de fal­tar pa­ra mu­lhe­res que de­se­jam en­gra­vi­dar, já que par­ti­ci­pa da for­ma­ção do sis­te­ma ner­vo­so do fe­to. A cou­ve tam­bém con­tém áci­do fó­li­co, por is­so se tor­na ain­da mais ri­ca com o bro­to de fei­jão. O nu­tri­en­te ain­da au­xi­lia na pre­ven­ção de do­en­ças car­di­o­vas­cu­la­res.

SUCO DE COU­VE + ÁGUA DE CO­CO

Tro­car a água pe­la água de co­co no preparo do suco en­ri­que­ce a mis­tu­ra. Além de mui­to sa­bo­ro­sa, a água de co­co é ri­ca em sais mi­ne­rais e aju­da a hi­dra­tar me­lhor o or­ga­nis­mo. Ri­ca em vi­ta­mi­nas, mi­ne­rais, ami­noá­ci­dos, car­boi­dra­tos, an­ti­o­xi­dan­tes, en­zi­mas e ou­tros fi­to­nu­tri­en­tes, ela aju­da cor­po a fun­ci­o­nar com mais efi­ci­ên­cia. Seu con­teú­do ele­tro­lí­ti­co (mi­ne­ral iô­ni­co) pa­re­ci­do com o plas­ma hu­ma­no ga­ran­tiu-lhe o re­co­nhe­ci­men­to in­ter­na­ci­o­nal co­mo me­lhor rei­dra­tan­te oral.

SUCO DE COU­VE + SE­MEN­TES

“Li­nha­ça, chia e se­men­tes de gi­ras­sol, além de con­te­rem fi­bras, são im­por­tan­tes fon­tes de ôme­ga3, uma gor­du­ra an­ti-in­fla­ma­tó­ria que me­lho­ra me­mó­ria e cir­cu­la­ção, pre­vi­ne do­en­ças car­di­o­vas­cu­la­res e au­xi­lia na per­da de pe­so”, des­cre­ve a es­pe­ci­a­lis­ta. Pro­cu­re jun­tar o ôme­ga-3 da chia, com as fi­bras da cou­ve e a vi­ta­mi­na C da la­ran­ja. Es­ses nu­tri­en­tes, jun­tos, são um po­ten­te ali­a­do no con­tro­le do co­les­te­rol.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.