DI­CI­O­NÁ­RIO DA SAÚ­DE

En­ten­da me­lhor os ter­mos quan­do o as­sun­to é reu­ma­tis­mo sa­ne su­as dú­vi­das!

Coleção Almanaque da Saúde - - ÍNDICE - CON­SUL­TO­RIA Ro­ber­to Debs­ki, mé­di­co e di­re­tor da Clí­ni­ca Ser In­te­gral FO­TOS Shutterstock Images

VO­CÊ JÁ FOI A UMA CON­SUL­TA MÉ­DI­CA E SAIU DE LÁ AIN­DA MAIS CON­FU­SO COM AS PALAVRAS USA­DAS PE­LO PRO­FIS­SI­O­NAL? Is­so acon­te­ce bas­tan­te, afi­nal, as ex­pres­sões da área nem sem­pre são co­muns pa­ra os lei­gos. As­sim, pa­ra aju­dar vo­cê a des­ven­dar os inú­me­ros ter­mos que en­vol­vem a artrite, a artrose e ou­tros pro­ble­mas, con­ver­sa­mos com o mé­di­co Ro­ber­to Debs­ki, que des­cre­ve os prin­ci­pais.

ARTRITE

Ter­mo ge­né­ri­co que de­no­mi­na vá­ri­as do­en­ças que cau­sam inflamações das ar­ti­cu­la­ções, mas tam­bém po­de afe­tar ten­dões, li­ga­men­tos e mús­cu­los. Po­de ter inú­me­ras cau­sas e, por ve­zes, é uti­li­za­da co­mo sinô­ni­mo de artrite reu­ma­toi­de.

ARTRITE REU­MA­TOI­DE

Tam­bém cha­ma­da ape­nas de artrite, é uma do­en­ça de cau­sa au­toi­mu­ne, crô­ni­ca, sis­tê­mi­ca e pro­gres­si­va, que cur­sa com in­fla­ma­ção e de­ge­ne­ra­ção ar­ti­cu­lar e tem sin­to­mas co­mo dor, in­fla­ma­ção, di­fi­cul­da­de no mo­vi­men­to, in­cha­ço e de­for­mi­da­de ar­ti­cu­lar.

ARTRITE DEGENERATIVA

Ge­ral­men­te as ar­tri­tes cur­sam com des­gas­te e de­ge­ne­ra­ção ar­ti­cu­lar, cau­san­do de­for­mi­da­de, dor e li­mi­ta­ção fun­ci­o­nal. Por is­so é uti­li­za­do es­se ter­mo.

ARTRITE GOTOSA

Tam­bém cha­ma­da po­pu­lar­men­te de go­ta, é uma do­en­ça na qual se for­mam mi­cro­cris­tais de ura­to nas ar­ti­cu­la­ções, ge­ral­men­te nos pés, cau­san­do dor in­ten­sa, in­cha­ço e in­fla­ma­ção. Nor­mal­men­te os ní­veis de áci­do úri­co se en­con­tram ele­va­dos no san­gue de quem tem es­se pro­ble­ma.

ARTRITE IDIOPÁTICA

O ter­mo idi­o­pá­ti­co sig­ni­fi­ca que não há cau­sa co­nhe­ci­da pa­ra a en­fer­mi­da­de. Sen­do as­sim, artrite idiopática é aque­la que tem ori­gem des­co­nhe­ci­da.

ARTRITE PIOGÊNICA AGU­DA

Do­en­ça de cau­sa in­fec­ci­o­sa não crô­ni­ca, ge­ral­men­te bac­te­ri­a­na, que de­ve ser tra­ta­da com an­ti­bió­ti­cos.

ARTRITE PSORIÁSICA

Do­en­ça au­toi­mu­ne que tem co­mo sin­to­mas dor, in­fla­ma­ção, di­fi­cul­da­de no mo­vi­men­to, in­cha­ço, ri­gi­dez e de­for­mi­da­de ar­ti­cu­lar e sin­to­mas der­ma­to­ló­gi­cos.

ARTRITE REATIVA

Era cha­ma­da da Síndrome de Rei­ter, um gru­po de do­en­ças reu­má­ti­cas com si­nais e sin­to­mas se­me­lhan­tes, afe­tan­do as ar­ti­cu­la­ções pe­ri­fé­ri­cas e a coluna. Nor­mal­men­te se de­sen­vol­ve du­ran­te ou após uma in­fec­ção bac­te­ri­a­na, ge­ni­tu­ri­ná­ria ou gas­troin­tes­ti­nal. Os sin­to­mas são artrite, ure­tri­te ou in­fla­ma­ção na ure­tra e con­jun­ti­vi­te pós-in­fec­ci­o­sa.

ARTROSE

É uma ou­tra for­ma de cha­mar a os­te­o­ar­tri­te.

OS­TE­O­AR­TRI­TE

Do­en­ça degenerativa da car­ti­la­gem ar­ti­cu­lar que pro­te­ge a su­per­fí­cie ós­sea, cau­san­do dor e li­mi­ta­ção fun­ci­o­nal. É mais fre­quen­te em mu­lhe­res, pes­so­as obe­sas e ido­sos a par­tir dos 50 anos de ida­de.

REU­MA­TIS­MO

Ter­mo tra­di­ci­o­nal e pou­co es­pe­cí­fi­co de do­en­ça das ar­ti­cu­la­ções, mús­cu­los e ten­dões, que cos­tu­ma ocor­rer em pes­so­as mais ido­sas. O ter­mo reu­ma­tis­mo en­glo­ba de­ze­nas de en­fer­mi­da­des, co­mo a artrose e a artrite reu­ma­toi­de, que pro­vo­cam dor, de­for­mi­da­de ar­ti­cu­lar e li­mi­ta­ções fun­ci­o­nais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.