Ver­de ro­sa

Co­nhe­ça os be­ne­fí­ci­os dos su­cos mais fa­mo­sos quan­do o as­sun­to é ema­gre­cer de ma­nei­ra sau­dá­vel

Coleção Almanaque da Saúde - - RECITAS -

TANTO O SU­CO VER­DE CO­MO O SU­CO RO­SA CONQUISTARAM ADEPTOS PRIN­CI­PAL­MEN­TE PE­LA FUNÇÃO DESINTOXICANTE, QUE AJU­DA A EMA­GRE­CER. Con­tu­do, es­se be­ne­fí­cio só é con­se­gui­do se eles fo­rem in­cluí­dos em uma ali­men­ta­ção equi­li­bra­da. Além dis­so, es­sas be­bi­das tra­zem mui­tos ou­tras van­ta­gens à saú­de. Con­fi­ra!

SU­CO VER­DE

A ideia é acres­cen­tar ver­du­ras ou er­vas fres­cas pa­ra dei­xar o su­co mais ri­co em fi­bras. Po­de ser cou­ve, es­pi­na­fre, sal­são, agrião, hor­te­lã, sal­si­nha, man­je­ri­cão e mui­tas ou­tras op­ções fo­lho­sas. “Es­sas fo­lhas aju­dam a tor­nar o su­co ver­de um ali­men­to fun­ci­o­nal: me­lho­ram o trân­si­to in­tes­ti­nal, de­sin­to­xi­cam o or­ga­nis­mo e, con­se­quen­te­men­te, fa­vo­re­cem o ema­gre­ci­men­to”, ex­pli­ca a nu­tró­lo­ga e mé­di­ca or­to­mo­le­cu­lar Ta­ma­ra Ma­za­rac­ki. Fo­lhas ver­de-es­cu­ras tam­bém são ri­cas em cál­cio, mi­ne­ral in­dis­pen­sá­vel pa­ra a ma­nu­ten­ção da mas­sa ós­sea e con­se­quen­te pre­ven­ção da os­te­o­po­ro­se. Fer­ro, vi­ta­mi­na C e vi­ta­mi­nas do com­ple­xo B são ou­tros nu­tri­en­tes en­con­tra­dos nos su­cos ver­des. Não exis­te uma receita cer­ta: ca­da um po­de pre­pa­rar a be­bi­da com os ingredientes de sua pre­fe­rên­cia, po­rém, o ide­al é não ul­tra­pas­sar du­as fru­tas por receita, pa­ra não exa­ge­rar na quan­ti­da­de de fru­to­se por dia e aca­bar atra­pa­lhan­do o pro­ces­so de ema­gre­ci­men­to. Qu­an­to às fo­lhas, é pos­sí­vel usar só um ti­po ou mes­clar vá­ri­as. Até le­gu­mes co­mo pepino e inha­me po­dem ser acres­cen­ta­dos, além de grãos (ger­mi­na­dos ou não). Por ter ação an­ti­o­xi­dan­te, o su­co ver­de ain­da re­gu­la o sis­te­ma imu­no­ló­gi­co e au­xi­lia na eli­mi­na­ção de to­xi­nas. “O su­co de hor­ta­li­ças e fru­tas aju­da a pre­ve­nir do­en­ças co­mo cân­cer, gri­pes e res­fri­a­dos,

pro­ble­mas pul­mo­na­res e car­di­o­vas­cu­la­res, trom­bo­se, en­ve­lhe­ci­men­to pre­co­ce, ane­mia e, ain­da, au­xi­lia em uma re­cu­pe­ra­ção mais rá­pi­da de al­gum pro­ble­ma de saú­de”, lis­ta Ta­ma­ra. Se to­ma­do pe­la ma­nhã, co­la­bo­ra com o efei­to detox e dá mais ener­gia pa­ra as ati­vi­da­des fí­si­cas. Nes­se pe­río­do, em je­jum, os nu­tri­en­tes tam­bém são me­lhor ab­sor­vi­dos. “O detox pri­o­ri­za alimentos com al­to te­or de fi­bras e água, que eli­mi­nam as to­xi­nas por­que au­men­tam a frequên­cia das eva­cu­a­ções e da mic­ção”, des­ta­ca a nu­tró­lo­ga. Pa­ra po­ten­ci­a­li­zar es­se efei­to, re­du­za o con­su­mo de alimentos pro­ces­sa­dos, co­mo em­bu­ti­dos, en­la­ta­dos, fa­ri­nha bran­ca e açú­car.

SU­CO RO­SA

É a beterraba a res­pon­sá­vel pe­la co­lo­ra­ção da be­bi­da e tam­bém por bai­xar a pres­são ar­te­ri­al de quem a con­so­me. Se­gun­do um es­tu­do pu­bli­ca­do no pe­rió­di­co Hy­per­ten­si­on, da Ame­ri­can He­art As­so­ci­a­ti­on, um co­po diá­rio de su­co de beterraba po­de di­mi­nuir a pres­são em até 7%. Is­so por cau­sa do al­to ní­vel na­tu­ral de ni­tra­tos que o ali­men­to con­tém, subs­tân­cia que au­men­ta a oxi­ge­na­ção do san­gue e tem ação va­so­di­la­ta­do­ra. Ou­tra pes­qui­sa, pu­bli­ca­da no pe­rió­di­co Jour­nal of Ap­pli­ed Phy­si­o­logy, dos Es­ta­dos Uni­dos, afir­ma que o su­co ro­sa po­de me­lho­rar em até 10% a per­for­man­ce fí­si­ca e re­cu­pe­rar as fi­bras mus­cu­la­res de quem pra­ti­ca exer­cí­ci­os. “A beterraba de­ve ser uti­li­za­da crua, pois o co­zi­men­to rom­pe as fi­bras, au­men­tan­do a li­be­ra­ção do açú­car na­tu­ral”, re­co­men­da a nu­tri­ci­o­nis­ta Fá­ti­ma Mi­que­lim. E é a com­bi­na­ção des­se le­gu­me com ou­tros ingredientes que tor­na o su­co ro­sa ain­da mais nu­tri­ti­vo. Água de co­co, fru­tas ver­me­lhas, hor­te­lã, gen­gi­bre e go­ji ber­ry são as op­ções mais uti­li­za­das, mas vo­cê po­de uti­li­zar tam­bém o to­ma­te-uva, que tem sa­bor mais su­a­ve e do­ce, além de ou­tras fru­tas, co­mo pe­ra e maçã, que têm bai­xo ín­di­ce gli­cê­mi­co.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.