Má cir­cu­la­ção

En­ten­da me­lhor o que são es­ses pro­ble­mas e os pre­juí­zos que po­dem cau­sar à saú­de

Coleção Almanaque da Saúde - - EDITORIAL -

Quan­do ela apa­re­ce e não é tra­ta­da, po­de dar ori­gem às do­en­ças cir­cu­la­tó­ri­as

Amá cir­cu­la­ção san­guí­nea tem co­mo prin­ci­pais cau­sas a he­re­di­ta­ri­e­da­de, os er­ros na ali­men­ta­ção e a fal­ta de ati­vi­da­de fí­si­ca. Es­sas fa­lhas no bom­be­a­men­to de san­gue po­dem cau­sar va­ri­zes, va­si­nhos, cãi­bras e do­res nas per­nas, além de pro­ble­mas gra­ves à saú­de co­mo trom­bo­se, ar­rit­mia e até aci­den­te vas­cu­lar ce­re­bral (AVC). Me­di­das sim­ples, co­mo pra­ti­car exer­cí­ci­os fí­si­cos e ado­tar uma di­e­ta ba­lan­ce­a­da, aju­dam a pre­ve­nir e até a ame­ni­zar as com­pli­ca­ções. Conheça um pou­co mais a fun­do as do­en­ças cir­cu­la­tó­ri­as e cui­de de sua saú­de.

Os prin­ci­pais fa­to­res

Vá­ri­as são as cau­sas da má cir­cu­la­ção. As prin­ci­pais que po­dem ser ci­ta­das são:

Os pro­ble­mas cir­cu­la­tó­ri­os correspondem a 22% das mor­tes no Bra­sil, se­gun­do da­dos di­vul­ga­dos pe­la Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al da Saú­de (OMS)

• Tem­pe­ra­tu­ras bai­xas: no in­ver­no, as pes­so­as fi­cam mais sus­ce­tí­veis a de­sen­vol­ver al­gu­mas do­en­ças cau­sa­das pe­la má cir­cu­la­ção por con­ta da mai­or con­tra­ção das ar­té­ri­as. • Acú­mu­lo de gor­du­ra: quan­do há má ali­men­ta­ção e se­den­ta­ris­mo, as ar­té­ri­as ten­dem a so­frer as con­sequên­ci­as, já que a má cir­cu­la­ção po­de es­trei­tar as pa­re­des dos va­sos e dei­xar o flu­xo san­guí­neo mais len­to e obs­truí­do. • Maus há­bi­tos: ali­men­ta­ção de­se­qui­li­bra­da, se­den­ta­ris­mo e ex­ces­so de açú­car e sal são fa­to­res que au­men­tam a in­ci­dên­cia de ar­te­ri­os­cle­ro­se, cau­san­do en­du­re­ci­men­to, per­da de elas­ti­ci­da­de e es­pes­sa­men­to nas pa­re­des das ar­té­ri­as, pro­vo­can­do qua­dros de hi­per­ten­são ar­te­ri­al e até do­en­ças car­di­o­vas­cu­la­res.

Co­mo tra­tar

Quan­do des­co­ber­ta al­gu­ma do­en­ça cau­sa­da pe­la má cir­cu­la­ção, o mé­di­co po­de fa­zer o tra­ta­men­to à ba­se de re­mé­di­os, mu­dan­ça de há­bi­tos e, e al­guns ca­sos, até ci­rur­gia. No en­tan­to, a me­lhor ma­nei­ra de afas­tar es­ses pro­ble­mas é por meio da pre­ven­ção, prin­ci­pal­men­te, quan­do já exis­te um fa­tor de ris­co pa­ra al­gum ti­po de obs­tru­ção das ar­té­ri­as.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.