flu­xo li­vre

Veja al­gu­mas ma­nei­ras de me­lho­rar sua cir­cu­la­ção pa­ra ga­ran­tir mais saú­de e bem-es­tar!

Coleção Almanaque da Saúde - - DICAS -

Vo­cê pas­sa mui­tas ho­ras do dia sen­ta­do? Cos­tu­ma “fu­gir” dos exer­cí­ci­os fí­si­cos? Não se pre­o­cu­pa mui­to com o ti­po de ali­men­to que con­so­me ao lon­go da se­ma­na? Se res­pon­deu “sim” pa­ra to­das ou pa­ra a mai­o­ria das per­gun­tas, é bom sa­ber que po­de es­tar co­lo­can­do seu sis­te­ma cir­cu­la­tó­rio em ris­co. Is­so por­que es­sas ati­tu­des, apa­ren­te­men­te tão sim­ples e ino­fen­si­vas, são ver­da­dei­ras ar­ma­di­lhas pa­ra a cir­cu­la­ção, que aca­ba fi­can­do com­pro­me­ti­da. A par­tir daí, o re­sul­ta­do no cor­po po­de ir des­de va­ri­zes até con­sequên­ci­as mais gra­ves, co­mo trom­bo­se e ta­qui­car­dia. Pa­ra evi­tar que es­se ce­ná­rio se tor­ne re­al, se­pa­ra­mos al­gu­mas di­cas que vão aju­dá-lo a dei­xar seu flu­xo san­guí­neo sau­dá­vel e no rit­mo cer­to!

Sal na me­di­da cer­ta

A cha­ve pa­ra a boa saú­de é a mo­de­ra­ção, ain­da mais se tra­tan­do do tão po­lê­mi­co sal. “O seu prin­ci­pal com­po­nen­te é o só­dio que, se in­ge­ri­do em ex­ces­so, au­men­ta a re­ten­ção de lí­qui­dos no or­ga­nis­mo. Além dis­so, tam­bém pre­dis­põe a do­en­ças car­di­o­vas­cu­la­res, co­mo hi­per­ten­são ar­te­ri­al, in­far­to do mi­o­cár­dio e aci­den­te vas­cu­lar ce­re­bral, além de pro­ble­mas re­nais”, ex­pli­ca a nu­tri­ci­o­nis­ta Jac­que­li­ne Ber­nar­des.

Per­nas pa­ra ci­ma

Es­sa di­ca é uma for­ma bas­tan­te sim­ples e efi­caz pa­ra me­lho­rar a cir­cu­la­ção do san­gue pe­lo cor­po, uma vez que er­guer le­ve­men­te as per­nas en­quan­to es­tá sen­ta­do ou man­tê-las ele­va­das quan­do es­tá dei­ta­do fa­vo­re­ce o re­tor­no ve­no­so. E o que is­so quer di­zer? Que a cir­cu­la­ção san­guí­nea fi­ca mais flui­da, evi­tan­do com­pli­ca­ções co­mo as va­ri­zes.

Me­xa-se!

Não exis­te a ne­ces­si­da­de de re­ser­var mui­to tem­po pa­ra as ati­vi­da­des fí­si­cas: 30 mi­nu­tos diá­ri­os já fa­zem mui­ta di­fe­ren­ça pa­ra a saú­de! “O exer­cí­cio fí­si­co me­lho­ra o con­di­ci­o­na­men­to fí­si­co, re­duz o mau co­les­te­rol (LDL), di­mi­nui a ta­xa de gor­du­ra, au­men­ta a mas­sa ma­gra e ace­le­ra o me­ta­bo­lis­mo, fa­zen­do com que a pes­soa con­si­ga quei­mar mais gor­du­ra no pro­ces­so de re­pou­so”, con­fir­ma o preparador fí­si­co e co­a­ch, Vi­ní­cius Pos­se­bon.

Con­for­to

Rou­pas e sa­pa­tos aper­ta­dos são ca­pa­zes de pre­ju­di­car a cir­cu­la­ção, pois com­pri­mem os mús­cu­los da per­na e aper­tam a cin­tu­ra, fun­ci­o­nan­do co­mo uma es­pé­cie de tor­ni­que­te. A di­ca é usar cal­ças, blu­sas e cal­ça­dos que se­jam con­for­tá­veis e mais “lar­gui­nhos”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.