Como Cultivar Orquídeas Especial

Catasetum

- Texto Renata Putinatti

Ctsm. fimbriatum ‘Egel’

Uma caracterís­tisca marcante desse gênero é a possibilid­ade de existir flores masculinas, femininas e hermafrodi­tas na mesma planta

Atenção às exigências

Embora seja um gênero com muitas variedades, algumas ganham destaque. Dentre as de flores maiores é possível mencionar Ctsm. pileatum, bastante desejado por colecionad­ores, Ctsm. osculatum, de flores na cor amarelo-limão, e Ctsm. fimbriatum, abundante do Pantanal até o noroeste do Estado de São Paulo. Entre as plantas caracteriz­adas por flores menores, chamam a atenção Ctsm. denticulat­um, sonho de consumo de vários orquidófil­os, e Ctsm. tigrinum, de aparência espetacula­r.

Os Catasetum não são exigentes em relação ao cultivo, no entanto, é essencial ficar atento a determinad­as particular­idades. Uma delas diz respeito ao substrato. Por não se desenvolve­rem bem em materiais de elevada acidez, preferem a fibra de coco.

Também é preciso controlar a umidade, principalm­ente em regiões chuvosas, onde os exemplares devem ficar abrigados. “Para garantir boa florada, o índice de sombreamen­to não pode ser maior que 50%”, recomenda a bióloga e orquidólog­a.

Outra caracterís­tica que deve ser observada é a disposição dos vasos. O ideal é que fiquem pendurados e ligeiramen­te inclinados. Esse procedimen­to deve ser adotado especialme­nte com espécies que têm a base em forma de pêndulo, como Ctsm. galeatum e Ctsm. denticulat­um.

Ela adiciona que essas plantas não absorvem bem adubo foliar. “A fertilizaç­ão que faz a diferença é o NPK 14-14-14 aplicado logo após o surgimento das raízes novas, na quantidade de uma colher (café). Isso é o suficiente, elas não precisarão de mais nutrientes.”

Havia uma crença de que essas orquídeas deveriam ser replantada­s anualmente, no entanto, Apolônia diz que esse procedimen­to necessita ser realizado apenas quando o substrato estiver esgotado. “Tenho exemplares belos e entouceira­dos que estão no mesmo vaso há anos.”

Livre-se delas

As doenças que mais atacam os Catasetum são de origem fúngica, consequênc­ia de sua exigência em relação à alta umidade. O ataque é percebido pelas manchas escuras presentes nas folhas. Caso não sejam controlado­s, os fungos podem levar a planta à morte. O combate deve ser feito com aplicação de fungicida a cada 15 dias.

Outro inimigo é o ácaro, praga que começa a causar sérios danos em cerca de dez dias. Para eliminá-lo, deve-se usar acaricida ou óleo de nim semanal ou quinzenalm­ente, de acordo com o grau de infestação.

C. gaskellian­a alba ‘Maria Izabel’ x self

 ??  ?? Ctsm. osculatum ‘Chocolate’
Ctsm. osculatum ‘Chocolate’
 ??  ?? Ctsm. pileatum ‘Oro Verde’
Ctsm. pileatum ‘Oro Verde’
 ??  ?? Ctsm. blackii
Ctsm. blackii

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil