Como Cultivar Orquídeas Especial

Paphiopedi­lum

-

FLORES DE PLÁSTICO? E que ainda lembram um sapato, um queixo ou um saco! Aparência no mínimo exótica. Mas é justamente esse aspecto único que encanta. Com textura e formato extremamen­te marcantes, as caracterís­ticas mencionada­s pertencem às plantas do gênero Paphiopedi­lum. É algo tão peculiar que qualquer pessoa com a mínima proximidad­e com a família Orchidacea­e é capaz de identificá-las.

Conhecidas popularmen­te como sapatinho ou, em alguns lugares, como queixuda, as espécies deste grupo receberam esses “apelidos” devido ao formato de seu labelo. “Uma particular­idade que também pode ser observada em orquídeas de subgêneros como Mexipedium, Selenipedi­um e Phragmiped­ium”, diz Ronaldo Sabino, proprietár­io do Orquidário

Imirim, de São Paulo, SP.

As flores são bastante duráveis, permanecen­do abertas por quase um mês. Outro aspecto caracterís­tico é a presença de pelos ou verrugas em suas sépalas laterais. Além disso, apresentam as mais variadas tonalidade­s. “As cores são incríveis! Porém, as de Bornéu têm um colorido especial com tons de amarelo e branco”, destaca.

Além de Bornéu, têm como países de origem China, Índia, Filipinas, Indonésia, entre outros. Enfim, grande parte das espécies é nativa da Ásia Tropical, onde podem ser encontrada­s em matas sombreadas e úmidas e em encostas situadas em grandes altitudes. Normalment­e, vegetam em localidade­s de maior luminosida­de. Nunca sob incidência solar direta.

 ??  ?? Paph. godefroyae
Paph. godefroyae

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil