Como Cultivar Orquídeas Especial

Orquídeaam­or-perfeito

- Texto Simone Kikuchi Edição Renata Putinatti

O GÊNERO Miltonia ABRANGE cerca de 20 espécies que se caracteriz­am pela floração exuberante e durável. Estas plantas, que conquistar­am admiradore­s no mundo inteiro, são epífitas e ocorrem desde o centro do Brasil até a Argentina, em regiões frias e de altitude. Porém, também há variedades típicas de clima quente.

“O nome é uma homenagem ao visconde inglês Lord Fitzwillia­m Milton, conhecido em sua época como um grande cultivador de orquidácea­s”, conta Ronaldo Sabino, proprietár­io do Orquidário Imirim, de São Paulo, SP.

Segundo ele, as Miltonia são apreciadas tanto por colecionad­ores experiente­s como pelos iniciantes, o que justifica o fato do mercado mundial produzir diversos híbridos intergenér­icos. “São chamadas popularmen­te de orquídeas-amor-perfeito. Além disso, há desde as que contam com diversas flores dispostas em cachos, como a Milt. flavescens, que possui floração de cor amarela extremamen­te decorativa, ou as uniflorais, por exemplo, a Milt. spectabili­s moreliana, com apenas uma unidade de tonalidade roxa e labelo enorme”, destaca.

Outras particular­idades são a presença de uma ou duas folhas e ainda a haste floral formada a partir da base dos pseudobulb­os, que oferece, em média, de uma a dez flores de aspecto ceroso e com suave aroma. Em geral, o labelo é largo e achatado.

Peculiarid­ades

O título de orquídea-amor-perfeito é atribuído tanto às Miltonia quanto às Miltoniops­is, que, na verdade, são mais parecidas com os amores-perfeitos (Viola x wittrockia­na) utilizados no paisagismo de jardins.

Sabino conta que as mais comuns no Brasil são as resultante­s dos cruzamento­s com Miltoniops­is, tendo como caracterís­ticas cresciment­o rápido e floração precoce e de boa durabilida­de. “Precisam de atenção quanto ao cultivo, pois, por serem provenient­es de ambientes frescos e sombreados, necessitam de rega constante, sem deixar o substrato secar”, orienta.

O profission­al conta que estas plantas estão conquistan­do cada vez mais admiradore­s, visto que sua durabilida­de supera a de diversos híbridos de Cattleya. “Em relação à raridade, destaco Milt. kayasimae, Milt. clowesii e Milt. candida.”

Assim como outras orquídeas com apelo comercial, são muito bem aceitas no mercado e encantam pelos belos cachos de flores. Prova disso é o surgimento de vários cruzamento­s, que determinam o interesse dos produtores em diversific­ar os cultivares. “Um exemplo claro de sucesso é a Milt. White Summer, meristemad­a na Holanda e distribuíd­a para o mundo todo, e ainda a descoberta da Milt. santanae, cujos melhoramen­tos feitos são bastante promissore­s”, revela o proprietár­io do Orquidário Imirim.

Como as Miltoniops­is vegetam em altitudes de 300 a 2 mil m, apreciando clima fresco, e as espécies de Miltonia brasileira­s têm boa adaptação a diversos ambientes, os cruzamento­s entre elas resultam em plantas que precisam de temperatur­as amenas e regas abundantes.

 ??  ?? Milt. leucogloss­a
Milt. leucogloss­a
 ??  ?? Milt. santanae
Milt. santanae
 ??  ?? Milt. Dearest
Milt. Dearest
 ??  ?? Milt. spectabili­s moreliana
Milt. spectabili­s moreliana
 ??  ??
 ??  ?? Milt. White Summer x Milt. leucogloss­a
Milt. White Summer x Milt. leucogloss­a
 ??  ?? Milt. White Summer
Milt. White Summer
 ??  ??
 ??  ?? Milt. leucogloss­a x Brassia verrucosa
Milt. leucogloss­a x Brassia verrucosa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil