Conhecendo Crenças e Religiões

A Lenda do Dragão

-

Segundo a tradição popular a versão mais conhecida sobre a lenda do dragão é a de que um terrível monstro estava arruinando uma cidade com seu hálito mortífero e para que o território todo não fosse totalmente dizimado, a população saciava a sua fome com a oferta de jovens vítimas do reino em sacrifício. A filha do rei então foi escolhida para ser flagelada e o monarca sem ter quem a substituís­se se obrigou a ceder à vontade do dragão. Ao levar a filha ao destino a qual estava fadada a seguir, o rei acompanhou a princesa até às margens do lago em que o dragão vivia. De repente um destemido cavaleiro surgiu montado em um cavalo branco e enfrentou o dragão ao ver o sofrimento dos nobres. São Jorge derrotou a fera com sua lança de aço e assegurou aos moradores locais que havia sido enviado por Cristo para vencer o mal que os assolava. Para isso, os habitantes daquelas terras deviam se converter e se batizar.

NO BRASIL

Em 494, a idolatria era tamanha que a Igreja Católica o canonizou, estabelece­ndo cultos e rituais a serem prestados em homenagem a sua memória. Assim, confirmou-se a adoração a Jorge, até hoje largamente difundida, inclusive em grandes centros urbanos, como a cidade do Rio de Janeiro, onde desde 2002 faz-se feriado municipal na data comemorati­va de sua morte.

Jorge é cultuado através de imagens produzidas em esculturas, medalhas e cartazes, onde se vê um homem vestindo uma capa vermelha, montado sobre um cavalo branco, atacando um dragão com uma lança.

Na cultura popular brasileira, São Jorge é também o santo que protege a Cavalaria do Exército Brasileiro. Além disso, influencia a música popular com diversos devotos que demonstram a reverência ao santo guerreiro. Artistas como Jorge Ben Jor, Caetano Veloso, Maria Bethânia e Zeca Pagodinho eternizara­m a devoção ao santo em suas canções.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil