Conhecendo Crenças e Religiões

Conheça o Santuário

-

Conheça um pouco mais sobre o santuário de Fátima, lugares das aparições, casa dos pastorinho­s e todos os ambientes que envolvem esse lugar milagroso:

LUGARES DAS APARIÇÕES – O CORAÇÃO DO SANTUÁRIO Loca do Cabeço

A Loca do Cabeço é o lugar onde teria acontecido as aparições do anjo aos videntes. O lugar possui as imagens do anjo e das três crianças.

Poço do Arneiro

Ao fundo do quintal da casa da Lúcia, encontra-se o poço onde o anjo apareceu pela segunda vez, no verão de 1916. Nesse mesmo local, Jacinta teve uma visão do santo padre a chorar e a rezar de joelhos em uma grande casa.

Valinhos

Entre a 8ª e a 9ª estações da Via-sacra no Caminho dos Pastorinho­s, fica o local onde ocorreu a quarta aparição de Nossa Senhora, em 19 de agosto de 1917.

O monumento que assinala o evento foi construído com ofertas dos católicos húngaros.

Capelinha

Das seis aparições da Virgem Maria, cinco acontecera­m neste local – maio, junho, julho, setembro e outubro – onde, por indicação da Senhora, haveria de ser construída uma capela em sua honra. Dinamitada na madrugada de 6 de março de 1922, foi restaurada e reinaugura­da em 13 de janeiro de 1923. Embora tenha sofrido pequenas alterações, a Capelinha das Aparições mantém os traços originais. O alpendre atual foi inaugurado na primeira visita do papa João Paulo II ao Santuário de Fátima, nos dias 12 e 13 de maio de 1982. O pedestal onde se encontra a Imagem de Nossa Senhora, marca o local onde estava a pequena azinheira em que ela apareceu.

LUGARES DE CULTO E ORAÇÃO Colunata

A Colunata é composta por 200 colunas e 14 altares, integra uma Via-sacra com painéis em cerâmica. Sobre a Colunata, veem-se 17 imagens. Algumas são de santos cujas congregaçõ­es estão presentes em Fátima, outras daqueles santos que, pelos seus escritos e pregações foram “apóstolos marianos”. O órgão do Recinto, instalado na sala do coro, do lado esquerdo da Basílica de Nossa Senhora de Fátima, permite o acompanham­ento das grandes celebraçõe­s.

Recinto de Oração

O Recinto de Oração é uma ampla esplanada, cercada por frondoso arvoredo. Espaço para oração e assembleia­s.

Basílica da Santíssima Trindade

Em 1973 surgiu a necessidad­e de criar uma nova Basílica, pois a Basílica de Nossa Senhora de Fátima não tinha capacidade para acolher todos os peregrinos. Em 1997, o Santuário organizou um concurso internacio­nal e escolheu o projeto do arquiteto grego Alexandros Tombazis, que previa a construção da nova igreja ao fundo do Recinto de Oração, junto à Praça de Pio XII. O lançamento da primeira pedra foi em 6 de junho de 2004, Solenidade da Santíssima Trindade.

As aparições do Anjo da Paz, com o convite à adoração a Deus-Trindade; as palavras de João Paulo II na Capelinha das Aparições, em maio de 1982, elevando graças à Santíssima Trindade; o Grande Jubileu do Ano 2000, também dedicado à Santíssima Trindade. Esses foram alguns motivos pelos quais a nova Basílica foi dedicada à Santíssima Trindade.

Em 2012, a Congregaçã­o para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramento­s concedeu ao templo o título de basílica, concessão atribuída por Decreto de 19 de junho de 2012.

A Basílica da Santíssima Trindade tem forma circular, tonalidade branca e um total de 8633 lugares. O interior é dividido em dois setores, através de uma parede móvel de 2 metros de altura. O presbitéri­o tem capacidade para cerca de 100 concelebra­ntes.

O altar, o ambão, as cadeiras da presidênci­a e o pavimento do presbitéri­o são de pedra calcária branco do mar; o restante do pavimento é de pedra ataíja creme, no interior da igreja, e de ataíja azulino, nos outros espaços.

LUGARES DE FORMAÇÃO E PASTORAL:

• Centro Pastoral de Paulo VI

• Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo

• Casa de Retiros de Nossa Senhora das Dores

LUGARES DE MEMÓRIA E CULTURA

• Museu do Santuário de Fátima

• Exposição permanente Fátima Luz e Paz

• Casa-Museu de Aljustrel

• Casa do Francisco e da Jacinta:

Situada a cerca de 2 quilômetro­s do Santuário de Fátima, no povoado de Aljustrel. Fica a cerca de 200 metros da casa de Lúcia, foi adquirida pelo Santuário em novembro de 1996, sendo posteriorm­ente reconstruí­da.

• Casa da Lúcia:

A casa em que nasceu e viveu Lúcia, localiza-se em Aljustrel, a cerca de 2 quilômetro­s do Santuário de Fátima. Local onde ocorreram os primeiros interrogat­órios às 3 crianças. No quintal existem ainda as figueiras à sombra das quais os três pequenos pastores brincavam e se escondiam quando procurados por curiosos ou peregrinos.

Em 1981, a Irmã Lúcia ofereceu a casa ao Santuário, que só tomou posse dela em 1986. No quintal construiu-se um novo Posto de Acolhiment­o e Informaçõe­s, inaugurado em agosto de 1994.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil