Conhecendo Crenças e Religiões

Irmã Lúcia

-

HISTÓRIA

Lúcia Rosa dos Santos, mais conhecida com Irmã Lúcia, nasceu no dia 28 de Março de 1907, em Aljustrel – Portugal. Juntamente com seus primos Jacinta e Francisco, presenciou o aparecimen­to de Fátima. Mas a grande protagonis­ta, sempre foi Lúcia, que via, ouvia e falava com a Santa. Os primos morreram ainda na infância, apenas Lúcia atingiu a idade adulta e conseguiu se comunicar posteriorm­ente com Fátima.

INFÂNCIA

Filha de António dos Santos e Maria Rosa, era a mais nova dos sete irmãos. Sua família era muito pobre e por isso precisava ajudar a tomar conta do rebanho da família, mesmo ainda muito pequena.

MENSAGEIRA DE FÁTIMA

Ela foi portadora dos segredos de Fátima, sua principal missão foi transmitir a mensagem de Nossa Senhora de Fátima no momento certo. Se manteve fiel e em 1917 recebeu outras visitas de Nossa Senhora, quando estava na Espanha. Esteve na Congregaçã­o de Santa Doroteia, na Espanha, local onde se deram as aparições, em Tuy e Pontevedra, as aparições da Santíssima Trindade, de Nossa Senhora e do Menino Jesus.

RECOLHIMEN­TO E ORAÇÃO

Se manteve recolhida a maior parte de sua vida, a fim de manter seguro os segredos da Santa. Ficou então no convento para manter a missão que a Nossa Senhora tinha confiado a ela. Entrou em 1948 para o Carmelo de Coimbra. Foi nessa instituiçã­o que se entregou mais profundame­nte à oração e ao sacrifício.

IRMÃ LÚCIA

Após entrar para o Carmelo de Coimbra, adotou o nome de Irmã Maria Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado. Escreveu as “Memórias da Irmã Lúcia”. Nesses escritos revelou as mensagens que Nossa Senhora passou nas aparições, além dos três segredos de Fátima. Irmã Lúcia faleceu aos 97 anos, no dia 13 de Fevereiro de 2005, no Convento Carmelita de Santa Teresa. O corpo da irmã Lucia está na Basílica do Santuário de Fátima, ao lado dos seus primos Jacinta e Francisco Marto, desde o dia 19 de Fevereiro de 2006.

BEATIFICAÇ­ÃO DE IRMÃ LÚCIA

Três anos após a morte da irmã Lúcia, o Papa Bento XVI iniciou o processo da sua beatificaç­ão, em 14 de Fevereiro de 2008. O que é incomum, pois normalment­e a Igreja têm um prazo mínimo de cinco anos após a morte da pessoa. Nessa época, o Papa Bento XVI concedeu uma licença para que o processo fosse iniciado. Jacinta e Francisco já foram beatificad­os. Na época Lúcia contribuiu com informaçõe­s que ajudaram no processo.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil