Contigo Novelas

Malas sempre prontas

- POR ANDRÉ ROMANO

A atriz luso-brasileira Joana de Verona, a feminista Adelaide da novela Éramos Seis (Globo), também está na série Santos Dumont (HBO), além do filme Tinnitus, que estreia em 2020. E, em meio a tanto trabalho, ela conseguiu fazer 11 viagens este ano (isso até o fechamento desta matéria). Embarque nas revelações dela!

1 “Em Paris, estudei direção e dirigi o meu primeiro filme, o documentár­io Chantal.”

2 “Me sinto uma pessoa de espírito livre, além de amar enfrentar desafios. Talvez por isso me considere workaholic. Me faz bem sempre estar em contato com a água, a natureza.”

“Gostaria muito de dirigir meus filmes no futuro.”

4 “A primeira vez que fui a Paris, aos 17 anos de idade, me emocionei com a beleza e o que a cidade me fez sentir. Tinha a sensação certa de que moraria lá em breve. E assim foi... Me mudei para lá aos 22 anos, após me formar em teatro na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa.”

“Sou viciada em chocolate. Nunca fiz dieta e acho importante ter uma alimentaçã­o que nos deixe bem, equilibrad­os e com disposição.”

6 “Fiz o parto da minha cachorrinh­a quando eu tinha 12 anos. Dá para ver o quanto eu amo animais, né [risos]?”

7 “Não como carne vermelha desde os 12 anos.”

8 “Quando era criança, estudei dança e queria ser bailarina. Hoje, continuo com essa prática e aprendizag­em. Tive uma infância livre, seja entre o sul de Portugal ou Rio de Janeiro, sempre tive muita liberdade.”

9 “Somos cinco filhos e a minha família se movimentou muito na vida. Sempre moramos em muitos lugares distintos. Hoje, tenho sobrinhos holandeses e chineses, ou seja, estamos bem espalhados pelo mundo.”

10 “Não tenho religião, mas me interesso por muitas delas. Gosto de estudar sobre, porém não gosto de me enquadrar em nenhuma.”

11 “Aprendi a fazer apneia e a nadar como sereia para as cenas com diversos animais no aquário do Guarujá, em São Paulo, para o filme brasileiro Tinnitus. A previsão de estreia é para 2020.”

12 “Fui precoce na profissão. Comecei no teatro aos 8 anos. Meu primeiro longa-metragem foi aos 14 anos, Sombras. Era um filme sobre o poeta e filósofo português Teixeira de Pascoaes.”

13 “A Charlotte Gainsbourg foi membro do júri de Rafa, filme vencedor no Festival de Berlim em 2012. Conversamo­s nessa noite sobre a obra e a nossa profissão. Um momento inesquecív­el que guardo na memória!”

14 “Foi curioso participar do red carpet de San Sebastián na estreia do filme As Linhas de Wellington, com Catherine Deneuve e Isabelle Huppert.

Foi interessan­te observá-las individual­mente e a relação das duas, presenças icônicas do cinema.”

15 “Este ano já fiz 11 viagens. É a minha coisa preferida na vida. Na Ásia conheço oito países, estou sempre pensando nas próximas viagens. Quero conhecer muita coisa ainda, explorar sempre. É isso que mais me dá prazer. Fui ao Egito aos 17 anos com um grupo de amigos, visitamos o Vale dos Reis. Foi marcante estar num território de tanta história...”

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil