Correio da Bahia

Isaquias ganha ouro no individual e prata em dupla com Erlon Souza

- Fernanda Varela, com agências fernanda.varela@redebahia.com.br

O baiano Isaquias Queiroz, 21 anos, conquistou duas medalhas ontem, nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá.

Natural de Ubaitaba, conhecida como a “cidade das canoas”, no sul do estado, ele garantiu o ouro ao desbancar o ídolo canadense Mark Oldershaw (prata) na final do C1 1000m da canoagem velocidade, com 4m07s866, e ganhou sua primeira medalha no Pan. O bronze ficou com Jose Cristobal, do México.

Isaquias nem teve tempo para comemorar. Do pódio, saiu correndo de volta à área de largada e, cerca de 30 minutos depois, participou da prova de C2 1000m na companhia do também baiano Erlon Souza. Os baianos só não conseguira­m ser mais rápidos que a dupla de canadenses Benjamin Russell/Gabriel Sevigny

HISTÓRICO Não é só no esporte que Isaquias tem uma história de superação. Quando tinha 3 anos, ele sofreu queimadura­s em casa e expõe as marcas em sua pele até hoje.

Aos 10, o maior drama. O baiano caiu de uma árvore, se chocou contra pedras e sofreu uma hemorragia interna. O acidente foi tão grave que ele precisou retirar um dos rins. O fato gerou até o apelido “Sem Rim” na adolescênc­ia.

Atualmente, com controle de alimentaçã­o, Isaquias diz que isso não atrapalha sua rotina de atleta. Ontem, mostrou mais uma vez que não.

Campeão mundial júnior em 2011 e bronze no Mundial de 2013 no C1 1000m (prova olímpica), ele também éo atual bicampeão mundial na C1 500 m (que não está no programa olímpico). O Brasil já possuía duas medalhas de ouro na canoagem velocidade,

DOIS BRONZES Na prova dos K2 1000m (caiaque para dois atletas), o Brasil conquistou a medalha de bronze com Celso Dias de Oliveira Júnior e Vagner Souza Júnior. A diferença da canoa para o caiaque é que, na primeira, um dos atletas fica de joelhos e, na outra, compete sentado.

Os brasileiro­s fizeram a prova em 3m30s104. O ouro ficou com os cubanos Jorge Garcia e Reinier Torres (3m25s932) e a prata com os argentinos Pablo de Torres e Gonzalo Carreras (3m27s240).

Além deles, Ana Paula Vergutz conquistou medalha na canoagem sprint feminina. Ela ficou com o bronze na prova do K1 500m, com tempo de 2m03s326. O ouro ficou com a cubana Yusmari Mengana e a prata com a canadense Michelle Russell.

 ??  ?? Já fora da água, Isaquias sente o gosto da primeira medalha de ouro
Já fora da água, Isaquias sente o gosto da primeira medalha de ouro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil