Correio da Bahia

A hora da verdade

- Daniela Leone daniela.leone@redebahia.com.br

Allan do Carmo completa 26 anos no próximo dia 3 de agosto, mesma data em que retorna a Salvador após a disputa do Mundial de maratona aquática de Kazan, na Rússia.

O baiano quer ganhar parabéns duplo e trazer um presente na bagagem: a classifica­ção para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. “Espero voltar com um presentão”, brinca ele, que embarca hoje para Calella, na Espanha, onde fará aclimataçã­o até a véspera da competição, de 17 julho a 2 de agosto. Allan disputará a prova de 10km, no dia 27, e a de 25km, no dia 1º.

Em 2014, Allan tornou-se o primeiro brasileiro a ganhar a Copa do Mundo. Agora, quer ter a chance de participar de sua segunda Olimpíada. Os dez primeiros colocados em Kazan garantem vaga no Rio. “Venho desde janeiro treinando especifica­mente para esse Mundial. Essa é a prova mais forte do mundo e é hora de dar resultado”, afirma.

A busca pela vaga olímpica impossibil­itou a participaç­ão do nadador no Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, que começou no dia 10 e segue até o dia 26. “Não abri mão. O Brasil selecionou quatro atletas. Os dois primeiros para o Mundial, que é a seletiva olímpica, e os outros dois para o Pan-Americano”, esclarece.

Em 2008, Allan participou dos Jogos Olímpicos de Pequim e ficou em 14º lugar na prova de 10km, mas levou um baque quatro anos depois. O baiano não se classifico­u para Londres-2012 e a equipe técnica parou pra repensar a preparação. “A gente se classifico­u para Pequim com Allan participan­do de muitas provas, mas quando chegou em Londres a gente fez um calendário pra deixar ele descansado. Foi um erro. Está comprovado que o Allan cresce muito competindo”, explica o técnico Rogério Arapiraca.

Os ajustes finais para a disputa do Mundial de Kazan foram feitos em San Luis Potosí, no México. “Fica a quase 2 mil metros de altitude. Quando o atleta passa acima de duas semanas treinando em um local como esse, o corpo quando volta para o nível do mar está mais condiciona­do”, explicou o fisioterap­euta Arivan Gomes, um dos oito profission­ais da equipe que treina Allan.

Baiano Allan do Carmo viaja hoje em busca de vaga nos Jogos do Rio

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil