Correio da Bahia

Festa francesa no Rio

- Clarissa Pacheco, com agências clarissa.pacheco@redebahia.com.br

A seleção de voleibol masculina da França ergueu ontem, pela primeira vez, o troféu da Liga Mundial de Vôlei. O título inédito veio sob a liderança do técnico Laurent Tillie e foi conquistad­o no ginásio do Macaracanã­zinho, após uma vitória sobre a Sérvia por 3 sets a 0. No mesmo ginásio, os franceses venceram o Brasil no dia 15, por 3 sets a 1.

Vindos da segunda divisão, os franceses fizeram uma campanha quase impecável: em 18 jogos na Liga Mundial, sofreram apenas uma derrota, para os Estados Unidos, por 3 sets a 1 - resultado que eliminou o Brasil do torneio.

“Ser campeão da Liga Mundial é uma sensação incrível. Foi uma longa caminhada até esta final. Nós começamos há três meses e enfrentamo­s muitas equipes poderosas”, disse o técnico Laurent Tillie.

Na partida final, a França começou em ritmo forte e chegou a abrir 5/0 contra os sérvios já no primeiro set, quando venceram, apesar da reação sérvia, por 25/19.

O segundo set começou com a Sérvia na frente, mas a França conseguiu abrir vantagem e fechar em 25/21. Já no último set, o jogo se manteve equilibrad­o. A Sérvia tomou a frente, mas os franceses buscaram o placar e conseguira­m fechar o jogo em 25/23.

Foi o primeiro título em 26 edições da Liga. “Nós estamos muito felizes, pois treinamos muito. As palavras não são suficiente­s para descrever esse sentimento”, disse o levantador Benjamin Toniutti.

França vence a Sérvia por 3 sets a 0 e leva título inédito na Liga

GRAND PRIX A Federação Internacio­nal de Voleibol (FIVB) divulgou a ordem e os horários dos confrontos da fase final do Grand Prix que acontece nos EUA, a partir de quarta.

Na abertura, o Brasil enfrenta a China, às 17h. No dia 23, no mesmo horário, será a vez de jogar com a Rússia. Na sexta, também às 17h, as meninas jogam contra o Japão. No sábado, às 19h, a partida será contra os EUA e no domingo, às 17h, a Itália será a rival.

 ?? FRANCISCO LEONG/AFP ?? Ngapeth, eleito MVP da Liga Mundial, sobe para passar pelo bloqueio sérvio durante a final da competição
FRANCISCO LEONG/AFP Ngapeth, eleito MVP da Liga Mundial, sobe para passar pelo bloqueio sérvio durante a final da competição

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil