Correio da Bahia

Dinheiro cai do céu, sim!

- FERNANDA VARELA

A cena parecia uma piada. Lembrava um antigo programa de auditório liderado pelo apresentad­or Sílvio Santos, quando ele jogava notas de dinheiro para o alto e fazia a alegria da plateia. Ontem, no entanto, o objetivo estava longe de ser arrancar risadas.

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, se preparava para falar pela primeira vez sobre os escândalos envolvendo a entidade, quando o comediante britânico Simon Brodkin roubou a cena. Ele invadiu a sede da Fifa, em Zurique, na Suíça, interrompe­u o início do pronunciam­ento de Blatter e, com semblante sério, ofereceu dois maços de notas de dólares ao cartola, que ficou assustado.

Em seguida, o humorista fez um breve discurso e disse que estava pagando propina ao dirigente para garantir que a Copa do Mundo de 2026 seja na Coreia do Norte.

Constrangi­do, Blatter clamou por ajuda e foi atendido. Em questão de segundos, dois seguranças apareceram no local para conter o comediante que, antes de deixar a cena, fechou seu protesto com chave de ouro: jogou um maço de dinheiro para o ar. A cena parecia de filme, com as notas caindo lentamente sobre Blatter, que se retirou do auditório e só voltou minutos depois.

Irritado, o cartola criticou o manifestan­te. “Há gente que não conhece seu limite”. As reclamaçõe­s foram breves. Em seguida, o dirigente falou sobre o escândalo da Fifa e garantiu que não vai se candidatar às próximas eleições, que acontecerã­o no dia 26 de fevereiro de 2016. “Não sou candidato. Não posso ser o novo presidente, porque eu sou o velho presidente”, disse, negando ter renunciado ao cargo.

“Não abandonei minha posição, mas coloquei meu mandato à disposição. Após a tsunami que nos atingiu no dia 27 de maio, parecia que as ondas me levaram, mas não. Ainda estou aqui”, avisou ele, que pretende seguir carreira de jornalista no rádio.

Por fim, Blatter fez pouco caso da ausência de Marco Polo Del Nero, presidente da CBF, que não foi à reunião na Suíça e tem evitado deixar o país desde a prisão de seu antecessor, José Maria Marin, no dia 27 de maio. “Membros do comitê são convidados a participar. Se ele decidiu não vir, problema dele”.

Blatter é presidente da Fifa desde 1998 e foi reeleito em maio para um mandato até 2019, mas abriu mão do cargo após os escândalos envolvendo a Fifa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil