Correio da Bahia

BANDEIRA DA PAZ

- Das agências redacao@correio24h­oras.com.br

Centenas de americanos e cubanos se reuniram, ontem, em Washington para assistir ao hasteament­o da bandeira cubana em frente à embaixada do país. A mesma que fechou as portas há mais de meio século, instalada em um prédio centenário. Um novo mastro para a bandeira e um jardim renovado deram boas-vindas aos 500 convidados americanos e aos 30 membros da delegação cubana que assistiram à histórica cerimônia de reabertura da Embaixada de Cuba na capital americana.

Embora a mansão em estilo francês tenha perdido a categoria de embaixada em janeiro de 1961, após a ruptura de relações diplomátic­as, desde 1977 funcionou como Escritório de Interesses de Cuba em Washington, sob a proteção do governo checo e depois do suíço. A cerimônia de inauguraçã­o contou com a presença do ministro das Relações Exteriores cubano, Bruno Rodríguez, primeiro que visita oficialmen­te Washington desde 1959. No dia 14 de agosto, o gesto será retribuído pelo secretário de Estado dos EUA, John Kerry, que fará a inauguraçã­o oficial da Embaixada americana em Havana, capital cubana, que, sem festa, já começou a funcionar ontem.

O local é enfeitado com os escudos das seis províncias em que Cuba estava dividida quando o edifício foi construído, em 1916. Comparada com o imóvel cinza de sete andares que se transformo­u nesta segunda na Embaixada americana em Havana, a missão cubana é uma construção pequena, mas de ar imponente.

A mansão começou a ser erguida em 1916, para abrigar a delegação cubana nos EUA, que se instalou no local um ano

Após 54 anos, embaixadas são reabertas nos EUA e em Cuba

 ??  ??
 ??  ?? O ministro das Relações Exteriores de Cuba e outros representa­ntes do país assistem ao hasteament­o
O ministro das Relações Exteriores de Cuba e outros representa­ntes do país assistem ao hasteament­o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil