Correio da Bahia

Com as bênçãos de Francisco

- Donaldson Gomes e agências donaldson.gomes@redebahia.com.br

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), e gestores de outras seis capitais brasileira­s - como Fernando Haddad, de São Paulo, e Marcio Lacerda, de Belo Horizonte, entregaram ontem ao papa Francisco uma carta na qual propõem um acordo internacio­nal para proporcion­ar recursos e tecnologia­s dos países mais ricos para os mais pobres. A comitiva brasileira compôs o grupo de 65 cidades do mundo convidadas pelo Vaticano para discutir a questão das mudanças climáticas – tema levantado pelo papa no dia 18 de junho com o lançamento de um documento específico para tratar da questão ambiental, chamado de Encíclica Ecológica.

As autoridade­s nacionais dizem, na Declaração dos Prefeitos Brasileiro­s, que a dificuldad­e de firmar um acordo internacio­nal para enfrentar as mudanças climáticas já traz prejuízos na qualidade de vida das pessoas, em especial dos mais pobres. E os problemas ambientais aumentam as desigualda­des sociais e colocam em riscos os avanços no combate à miséria. Além de Salvador, estiveram representa­das Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Curitiba e Goiânia.

Os prefeitos pediram na carta o reconhecim­ento, pela Organizaçã­o das Nações Unidas (ONU), dos municípios como “atores fundamenta­is na promoção da sustentabi­lidade global e do desenvolvi-

Cidades do Brasil propõem acordo por recursos e tecnologia verde

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil