Correio da Bahia

Flerte com o jazz

- Marina Montenegro marina.montenegro@redebahia.com.br

Quem já escutou o último disco de Mariella Santiago, Ella, lançado em 2014, pode confirmar que ela merece o título de musa do jazz na Bahia, como é conhecida em Salvador. O disco, de sonoridade pop, deixa visível a influência do gênero americano na musicalida­de afro-brasileira da cantora.

Mas se alguém duvida e quiser comprovar o título da cantora e compositor­a pode conferir o show de gravação do seu primeiro DVD, Ella É do Brasil, que acontece hoje, às 20h, na sala principal do Teatro Castro Alves.

O próprio nome do DVD, que deve ser lançado em outubro, é uma brincadeir­a, segundo Mariella: “É a metade do meu nome, mas é também o nome de uma grande cantora de jazz, Ella Fitzgerald (1917-1996). O título é uma provocação para que as pessoas reflitam que o Brasil pode ser reconhecid­o por diversos estilos musicais”, diz.

De acordo com a cantora, a proposta do DVD é mostrar ao público um trabalho que reflita uma marca regional, que mostre a música baiana e brasileira combinada com diversos elementos: “Eu diria que é um trabalho local e regional, antenado com tudo que a gente recebe. Meu trabalho tem um aspecto de transcendê­ncia, tem a ver com minha relação com o jazz”, pontua Mariella.

No repertório, músicas autorais do seu último disco, como Palavra do Divino, Ella, Nosso Tempo e Na Praia, além de mais cinco canções novas: duas inéditas de sua autoria e três releituras, uma de Jorge Mautner, uma de Itamar Assumpção (1949-2003) e outra de Caetano Veloso.

“Eu já canto músicas deles há um tempo, então já tenho uma familiarid­ade com o repertório. Itamar eu já canto há mais de dez anos, então eu sempre cantei, mas nunca tinha gravado. Fico muito feliz de ter essa oportunida­de de gravar”, afirma.

A cantora é acompanhad­a no palco pelos irmãos, Ângelo Santiago (contrabaix­o) e Gilberto Santiago (bateria), além dos músicos Isaías Rabelo (piano e teclados), Márcio Pereira (guitarra) e Lucas de Gal (percussão).

O show tem direção musical da própria Mariella, em parceria com o irmão Gilberto Santiago, e conta com participaç­ão especial de Chico César em Calunga Exuberante - música em que dividem a composição - e do DJ Rafa Dias.

A gravação do DVD, que vai contar com direção do publicitár­io Pico Garcez, faz parte do projeto patrocinad­o pela Natura Musical e entra em turnê de lançamento em outubro por mais quatro cidades: Feira de Santana, Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro.

AUDIOVISUA­L A intimidade da cantora e compositor­a com as artes visuais foi o que motivou os trabalhos para a criação do cenário do show. Composto por videoproje­ções de Caetano Brito, o palco combina viagens em videoframe­s às ilustraçõe­s do artista francês Pascal Héranval, responsáve­l pela identidade visual do projeto.

“Esse cenário em videoproje­ções acompanha essa minha proximidad­e com o audiovisua­l. Eu sempre trabalho música dessa maneira, a maioria dos meus espetáculo­s sempre tem essa conversa com as artes visuais”, destaca.

Para a cantora, a importânci­a da gravação desse DVD é mostrar ao público a estética da sua música e da sua banda: “Eu quero que ele retrate com fidelidade a tradição do nosso trabalho, que ele traga para as pessoas a força que a gente tem no palco. Eu considero a performanc­e no palco uma parte importante de qualquer artista, e que no disco a gente não consegue passar para o público”, declara.

Cantora grava seu primeiro DVD, no no qual mistura várias sonoridade­s

 ??  ?? Mariella Santiago faz hoje, no TCA, show de gravação do DVD Ella É do Brasil, que será lançado em outubro
Mariella Santiago faz hoje, no TCA, show de gravação do DVD Ella É do Brasil, que será lançado em outubro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil