Correio da Bahia

Sanfona em destaque

- Camila Botto camila.botto@redebahia.com.br

Vencedor de um Grammy (2001), um Troféu Caymmi (2001) e um Prêmio da Música Brasileira (2010), o cantor e sanfoneiro pernambuca­no Targino Gondim, 42 anos, passeia por outros ritmos, além do forró, em seu mais recente álbum, Chorando Mais Eu, primeiro trabalho em mais de 20 anos de carreira que é totalmente instrument­al.

No disco, produzido pelo próprio Targino e com direção musical também dele e de Tadeu Gouvêia, o músico passeia por ritmos como forró, bossa nova, tango argentino e chorinho. Entre as canções estão Princesinh­a no Choro, composta por Dominguinh­os (1941-2013), Adios Nonino, de Astor Piazzolla (1921-1992), João e Maria, de Sivuca (1930-2006) e Chico Buarque, Subindo ao Céu, assinada por Aristides Borges (1884-1946), Mercedita, de autoria de Ramon Sixto Rios (1913-1995) e Wave, do compositor e maestro Tom Jobim (1927-1994).

“Até então, não tinha nenhuma ambição de fazer um disco exclusivam­ente instrument­al. Essa ideia surgiu durante as edições do Festival Internacio­nal da Sanfona”, conta Targino. “A ideia era que não fosse só de forró. Queria que a sanfona viajasse por vários estilos de diversos países”, emenda.

Entre os convidados especiais do trabalho estão os amigos Osvaldinho do Acordeon e Renato Borghetti. Há ainda Beto Hortis, Cezzinha, Tadeu Gouvêia e o argentino Hector Del Curto.

Por fim, Targino divide a cena com o Quinteto Sanfônico da Bahia, grupo do qual é o líder, e que é formado pelos músicos Cicinho de Assis, Gel Barbosa, Rennan Mendes e Marquinhos Café.

DOMINGUINH­OS “São amigos que fiz durante as edições do festival e também outros companheir­os de longa data”, detalha o músico, que contaria ainda com a presença de Dominguinh­os.

Ele revela que, em 2013, os dois se apresentar­am juntos em Exu, cidade natal de Luiz Gonzaga (1912-1989). Lá foi feito o convite para ele tocar sanfona na música Subindo ao Céu. “Enquanto tomávamos café, ele disse que gravaria a sanfona, mas dois dias depois ele passou mal, foi internado e terminou falecendo após algum tempo no hospital. Costumo dizer que ele subiu ao céu antes e não pôde participar”, lamenta Targino.

O repertório do disco, segundo o músico, foi pautado em seu gosto pessoal, pois queria apresentar para o público músicas que o agradam. De acordo com Targino, por enquanto, não há nenhuma turnê prevista, embora aconteçam shows pontuais de divulgação de Chorando Mais Eu. “O repertório do álbum é praticamen­te o do Quinteto Sanfônico da Bahia. Esse meu lado mais instrument­al está mais ligado ao quinteto mesmo”, ressalta.

Em tempo: o grupo se apresenta em Salvador no Café-Teatro Rubi, no Sheraton da Bahia Hotel, no Campo Grande, em setembro. Data, valores dos ingressos e locais de venda, no entanto, ainda não foram divulgados.

Targino segue também, em paralelo, com seus shows solo, que são mais voltados para o forró, e está cheio de planos. Entre eles, promover um novo Festival Internacio­nal da Sanfona, cuja última edição aconteceu entre 14 e 18 de julho em Juazeiro, cidade localizada no extremo norte da Bahia.

O show de lançamento de Chorando Mais Eu aconteceu durante o evento, que reuniu nomes nacionais e internacio­nais, como Ksenija Sidorova, Toninho Ferragutti, Chico Chagas, Dino Rocha, Quinteto Persch, Elba Ramalho, Quinteto Sanfônico da Bahia, Bebê Kramer, Raimundinh­o do Acordeon e Wanderley do Nordeste.

“Estou esperando baixar a poeira dessa última edição para começar a escrever o projeto da quarta temporada”, detalha. Além disso, o músico grava, ainda neste segundo semestre, dois novos trabalhos, sendo um voltado para canções de vaquejada e outro com músicas autorais inéditas.

Em primeiro disco instrument­al, músico recebe vários convidados

Targino Gondim, sobre participaç­ão de Dominguinh­os

Artista Targino Gondim

Produção Targino Gondim

Gravadora Independen­te

Preço R$ 18

 ?? O Ã Ç A G L U V I D ?? No novo disco, Targino Gondim investe em forró, bossa nova, chorinho e tango
O Ã Ç A G L U V I D No novo disco, Targino Gondim investe em forró, bossa nova, chorinho e tango

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil