Correio da Bahia

Capital sustentáve­l

- Clarissa Pacheco clarissa.pacheco@redebahia.com.br

Há quem discorde, mas pesquisado­res apontam que Salvador, primeira capital do Brasil, também foi a primeira cidade planejada do país. Pouco se encontra hoje do projeto original, traçado pelo arquiteto português Fernão Dias. O cresciment­o desordenad­o ao longo dos séculos colocou a capital longe dos padrões conhecidos hoje de cidades efetivamen­te planejadas e de alta qualidade de vida.

Mas há soluções possíveis para a capital baiana. Para o presidente da Câmara Municipal de Salvador, o vereador Paulo Câmara, a cidade caminha no sentido de promover melhores condições de vida para a população. “Todos os cidadãos, consciente­s de seu papel e da sua importânci­a no contexto global, podem e devem contribuir para uma cidade cada vez mais sustentáve­l e empreended­ora. Ser sustentáve­l é uma forma de vida”, disse, nesta entrevista ao CORREIO. A aposta está nestes dois eixos: sustentabi- lidade e empreended­orismo. Estes serão os temas discutidos na próxima quinta-feira, durante o Agenda Salvador.

O seminário contará com a participaç­ão do diretor-presidente da Ideia Sustentáve­l: Estratégia Inteligent­e em Sustentabi­lidade, Ricardo Voltolini, além do superinten­dente do Sebrae do Mato Grosso, José Guilherme Barbosa. O evento, realizado pelo CORREIO, conta com o apoio da prefeitura e da Câmara Municipal de Salvador. Terceira capital do Brasil, Salvador é uma cidade que caminha no sentido de pro- mover melhores condições de vida para a população, com base em ações voltadas à sustentabi­lidade. Ainda temos muito a avançar, mas, sem dúvidas, é possível reconhecer iniciativa­s públicas e privadas com vistas ao desenvolvi­mento sustentáve­l. Empreendim­entos sustentáve­is são cada vez mais frequentes. A regulament­ação do IPTU Verde, por exemplo, fortalece a ideia de um novo padrão de construção para Salvador. Cada vez mais acessíveis, os instrument­os de combate ao desperdíci­o, sobretudo de água e energia, estão na ordem do dia dos novos empreendim­entos comerciais e residencia­is.

Para presidente da Câmara, cidade deve crescer com sustentabi­lidade

Tanto na esfera pública quanto na iniciativa privada, a expressão de ordem é crescer de forma sustentáve­l. Há um grande movimento global que provoca a retomada da preocupaçã­o individual com o meio ambiente. Ser sustentáve­l passou a ser uma forma de vida, imposta pela rápida modificaçã­o sofrida pelo nosso planeta cujos recursos naturais deram lugar a um ecossistem­a artificial. É preciso adaptar, criar, mudar e preservar.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil