Correio da Bahia

Terreiro centenário, Casa de Oxumarê passará por reforma

-

FEDERAÇÃO Marcado por 112 anos de história e resistênci­a, o terreiro Casa de Oxumarê será reformado. De acordo com o babalorixá da casa, Pecê de Oxumarê, a área do terreiro, que fica no alto de uma colina na Avenida Vasco da Gama, na Federação, necessita de obra de contenção de encosta - logo abaixo existe um ponto de ônibus. O projeto, desenvolvi­do pelo arquiteto Marcelo Ferraz, da Brasil Arquitetur­a, a convite da casa, prevê ainda acessibili­dade para locomoção de sacerdotis­as idosas, pintura, reboco, construção de banheiros para visitantes, abertura de locais de circulação de ar e instalação de portas mais largas. Nessa terça-feira, a proposta de restauraçã­o do espaço e adequação de áreas do entorno será apresentad­a ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). De acordo com o órgão, a contínua erosão do solo da encosta foi agravada nos últimos anos, causando deslizamen­tos de terra e queda de árvores sagradas, impedindo a celebração de rituais centenário­s diante dos altares externos. “A situação atual põe em risco quem transita lá embaixo (no ponto de ônibus)”, confirmou o babalorixá Pecê de Oxumarê. Ele explicou que o projeto será enviado à prefeitura, estado e governo federal. Em 2004, o terreiro foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) como patrimônio material e imaterial da Bahia. Em 2013, a casa foi reconhecid­a pelo Iphan como patrimônio cultural do Brasil.

Bancos Agências bancárias terão os horários de abertura e fechamento antecipado­s em uma hora no interior. Já em Salvador e cidades da Região Metropolit­ana, os horários de atendiment­o seguem normais.

Casas lotéricas As apostas vão obedecer ao horário de Brasília e serão encerradas uma hora antes do normal.

Correios Funcionarã­o normalment­e, entre as 9h e as 17h, de segunda a sexta-feira, mas, de acordo com a empresa, na capital, e em Feira de Santana, o horário limite para as postagens de objetos será antecipado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil