Correio da Bahia

Cruzeiros à vista

- Juliana Montanha juliana.montanha@redebahia.com.br

Começa amanhã, com a chegada do transatlân­tico MS Midnatsol – que vai trazer 500 turistas que pararam pela última vez em Ilhéus, no Sul da Bahia – a temporada de cruzeiros no Porto de Salvador. Entre as boas notícias deste ano está o aumento de dois navios com escala na capital baiana no comparativ­o com o ano passado, passando de 56 para 58 paradas na cidade.

Outra novidade desta temporada é que a chegada do primeiro navio marca também o início da operação do terminal de passageiro­s do Porto de Salvador pelo consórcio Novo Terminal Marítimo de Salvador (Contermas), vencedor do leilão de concessão do empreendim­ento realizado em maio deste ano.

Apesar das boas novas, existe uma apreensão por parte do trade turístico. Isso porque se desconhece, por exemplo, o planejamen­to estratégic­o da concession­ária que vai operar o terminal pelos próximos 25 anos. Outro ponto de preocupaçã­o é que o terminal irá abrir sem que todas as suas instalaçõe­s estejam prontas.

O grupo, formado pelas empresas Socicam Terminais Rodoviário­s e ABA Infraestru­tura e Logística, arrematou a operação por R$ 8,5 milhões como valor de outorga, se compromete­ndo a realizar investimen­tos de infraestru­tura no local, estimados em aproximada­mente R$ 7 milhões pelo edital de concessão.

MAIS TURISTAS PELO MAR

Até abril do ano que vem, os navios devem trazer 155 mil turistas para a capital baiana, 5% a mais do que no ano passado, quando 148 mil visitantes

ESTRANGEIR­OS

Do total de cruzeiros da temporada, três chegarão a Salvador com visitantes oriundos do exterior, partindo de locais como Tenerife, na Espanha, e Dacar, no Senegal. Juntos, eles devem trazer oito mil turistas entre novembro e dezembro.

Leão ressalta que a chegada dos turistas pelos transatlân­ticos movimenta toda a rede de serviços na cidade, como restaurant­es, lojas de artesanato e o comércio de um modo geral. “Mesmo que o passageiro não se hospede aqui, ele retorna quando é bem tratado”. Na sua opinião, Salvador poderia até receber mais navios se as taxas portuárias não fossem tão altas. “As empresas de navios se queixam muito desse custo, que dificulta a vinda de mais transatlân­ticos para cá”.

O diretor superinten­dente da Bahiatursa, Diogo Medrado, também destacou a localizaçã­o do Porto de Salvador como um atrativo a mais para o visitante. “Ainda na embarcação, ele já desfruta da Baía de Todos os Santos e do belo recorte da cidade formado pelos casarões antigos do Comércio e do Centro Histórico com os modernos prédios da Avenida Sete de Setembro e Corredor da Vitória”, diz.

A experiênci­a proporcion­ada por um porto bem equipado, confortáve­l e organizado, para Medrado, estimula o turista a voltar para visitar com mais calma a cidade e recomendá-la como destino.

Salvador vai receber 58 navios turísticos até abril de 2017

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil