Correio da Bahia

Terra de alguém

- Da Redação

A área de 5 milhões de m² (o equivalent­e a 500 campos de futebol) invadida por 2 mil grileiros no Litoral Norte tem dono. Aliás, donos. As terras são de quatro grupos diferentes, três deles de empresário­s: o grupo Fernandez Plaza, o grupo português Liz Construçõe­s e o EMES, de uma família de investidor­es de Sergipe. Cada um detém cerca de 1 milhão de m² das terras. O restante é de uma família nativa de Arembepe, que herdou as terras do bisavô.

Conforme denunciou anteontem o CORREIO, os terrenos que ficam entre Arembepe e Barra do Jacuípe têm sido tomados não por sem-teto ou sem-terras, mas por gente que chega com seus carrões e loteiam as terras na marra. Fontes ligadas às Prefeitura de Camaçari apontam, inclusive, a existência de uma associação ilegal com 2 mil pessoas. Esse seria apenas um dos 40 pontos de invasões do município.

Conseguimo­s falar com três representa­ntes dos verdadeiro­s donos dos espaços. Todos estão revoltados com as invasões. “Você detém a propriedad­e, paga os impostos, tem a escritura em mãos e vê seu patrimônio ser invadido desse jeito por gente que não precisa disso”, reclama Mário Araújo, do grupo EMES.

Segundo ele, os proprietár­ios já entraram com ação na Justiça para buscar a reintegraç­ão de posse contra o que

Donos de terrenos de Arembepe lutam para reaver áreas invadidas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil