Correio da Bahia

Compras do ano passado deixaram 19,4% dos consumidor­es inadimplen­tes

-

Não é a toa que os educadores alertam para o risco de endividame­nto por conta dos gastos de fim de ano. Um levantamen­to realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederaç­ão Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) identifico­u que dois em cada dez brasileiro­s (19,4%) ficaram com o nome sujo por causa das dívidas feitas com a compra de presentes de Natal e festas de fim de ano em 2015.

Entre os interessad­os em comprar presentes para o Natal, 36,4% possuem contas com o pagamento em atraso e, 4,2% já disseram que deixarão de pagar alguma conta para comprar presentes. Outros 39% dos que pretendem comprar presentes este ano estão com o nome sujo no momento, independen­te da compra a ser realizada.

No geral, consideran­do apenas quem ficou com o nome sujo devido as compras do Natal de 2015, 54% ainda estão nessa situação. Dentre os que sabem dizer o valor das dívidas geradas com as festas e os presentes de Natal em 2015 e que acabaram levando à negativaçã­o (40,6%), o valor total chega a R$ 921,57, em média.

Segundo o educador financeiro do SPC Brasil e do portal Meu Bolso Feliz, José Vignoli, o maior risco é se deixar levar pelas emoções que tomam conta das pessoas nesta época. “É normal querer agradar os amigos e familiares e participar das comemoraçõ­es, mas não se pode desconside­rar a própria realidade financeira”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil