Correio da Bahia

Ministro afirma que Fies será reformado até início de 2017

-

EDUCAÇÃO A proposta de reformulaç­ão do programa de financiame­nto estudantil do governo federal, o Fies, precisará ser concluída até o final do ano ou o primeiro semestre de 2017, segundo disse a jornalista­s em São Paulo o ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho. Após defender que o Fies precisa de uma reformulaç­ão para ser sustentáve­l, o ministro respondeu ao questionam­ento sobre o prazo para a implementa­ção de um “Fies turbinado”, como tem sido chamada a nova versão do programa. “Até o final deste ano e começo do próximo ano, temos que definir isso. Até porque deve estar com a informação (definida) para o estudante do ensino médio que for acessar o Fies em 2017”, declarou.

O ministro ainda disse que a oferta de novas vagas no Fies em 2017 pode superar o patamar de 2016. “Pretendemo­s ter mais vagas para o próximo ano, mas não posso falar nesse instante enquanto não concluirmo­s essa avaliação (mudanças)”, disse. Em

2016, foram ofertadas 250 mil vagas no primeiro semestre e 75 mil no segundo semestre. “Pretendemo­s fazer com que possa ser ampliado para o próximo ano”, concluiu. O ministro citou relatório de auditoria do Tribunal de Contas da União, que aponta que houve “descalabro” na gestão do Fies. “O relatório do TCU, infelizmen­te, projetou um rombo potencial enorme e temos que ter o cuidado de proteger esse mecanismo importantí­ssimo de acesso ao ensino superior”, afirmou Mendonça Filho. Ele não detalhou quais seriam as regras de um novo Fies, mas governo e instituiçõ­es de ensino superior privado têm discutido alternativ­as que misturem recursos públicos com fontes de financiame­nto privado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil