Correio da Bahia

Válvula de escape

- Moysés Suzart moyses.suzart@redebahia.com.br

Um filme de suspense com final feliz. O torcedor do Vitória viveu cada minuto do jogo entre Coritiba e Vitória, ontem, no Couto Pereira. Tirou gol do Coxa com o olho, empurrou cada ataque rubro-negro com uma vibração positiva. Deu certo cada força mística. O triunfo diante dos paranaense­s, por 1x0, é a válvula de escape que o Leão precisava para respirar e ficar a um ponto da permanênci­a na Série A.

A conta é simples. Próximo domingo, o empate com o Palmeiras, no Barradão, é suficiente para não cair. Com o triunfo de ontem, o rubro-negro passou o Sport e chegou aos 45 pontos, na 15ª posição, deixando a briga direta contra o rebaixamen­to para o time pernambuca­no, com 44 pontos, e o Inter, com 42. O Sport pega o Figueirens­e, em casa, enquanto o Colorado enfrenta o Fluminense, fora de casa. Até se perder do Palmeiras, o Vitória ainda pode ficar se Inter e Sport, mesmo vencendo, não tirarem, ambos, a grande diferença do saldo de gols.

O DUELO

O Vitória ignorou o fato de estar jogando fora e focou apenas na necessidad­e de escapar do rebaixamen­to. Entrou empolgado e fechando todos os espaços do Coritiba no gramado. A forte marcação no meio-campo deixou um cenário de ataque rubro-negro contra defesa do Coxa.

As principais jogadas do Leão iniciavam pela direita, sempre nos pés de Marinho. Aos seis, ele cruzou na área mas Kieza não alcançou. Aos 11, o gol. De Marinho, lógico. E golaço, como de costume. O atacante arrancou com a bola, passou Juninho, deu um corte em Nery Bareiro e meteu uma bomba no meio do gol, sem chance para Wilson.

O Vitória continuou marcando adiantado, mas diminuiu as jogadas ofensivas. O Coritiba acabou ganhando confiança e levou perigo em duas bobeadas de Kanu. Na primeira, Fernando Miguel salvou chute de Kazim. Depois, Leandro tentou, mas bateu fraco. O Leão chegou mais uma vez aos 38 minutos, com chute rasteiro de Marinho.

No 2º tempo o Vitória apelou para seu santo milagreiro Fernando Miguel. Com a forte marcação em Marinho, o rubro-negro parou de atacar e o Coritiba ganhou o meio. Assim, a pressão foi grande no goleiro do Leão. Aos 10 minutos, após cabeçada de Kazim, o camisa 1 fez o primeiro milagre. Dois minutos depois, Leandro bateu de longe, mas Miguel fez o impossível, desviando a bola para fora.

O Vitória só resolveu assustar aos 29. Marinho cobrou falta de longe e quase encobre Wilson. Aos 31, foi a vez de Tiago Real bater rasteiro. Wilson fez bela defesa. À medida que o fim do jogo se aproximava, a agonia aumentava. Só o apito final deu o alívio a todos os rubro-negros. Ufa, tá perto!

Leão vence o Coxa, por 1x0, e está a um empate da permanênci­a

Coritiba Wilson, Dodô,

Walisson Maia (Juan), Nery Bareiro e Juninho; Amaral, Yan e Iago (Vinicius); Leandro, Kazim (Evandro) e Kleber

Técnico Paulo César Carpegiani

Vitória Fernando Miguel, Norberto, Victor Ramos, Kanu e Euller; Willian Farias, Marcelo e Cárdenas (Tiago Real); Marinho (Amaral), Kieza e Zé Love (David) Técnico Argel Fucks

Estádio Couto Pereira Gol Marinho, aos 10 do 1º tempo Cartão amarelo Vinicius, Dodô, Yan, Nery Ribeiro e Leandro; Kieza, Victor Ramos, Norberto, Willian Farias, Kanu e Cárdenas Público 12.755 Renda R$ 223.095 Árbitro Elmo Cunha, auxiliado por Fabricio da Silva e Cristhian Sorence (trio goiano)

 ??  ?? Marinho, sempre ele, tenta passar por marcação de Amaral
Marinho, sempre ele, tenta passar por marcação de Amaral
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil